Alerta: faça isto para a sua Smart TV não estar em perigo!

As smart TVs estão a tornar-se cada vez mais comuns. Tudo porque na era do streaming tudo o que permita ter os vários serviços integrados é sem dúvida uma boa escolha. No entanto há um facto que está a passar despercebido a muitas pessoas. É que os televisores que temos em casa estão vulneráveis a ataques, isto porque no fundo é como se fossem um computador. Escusado será dizer que isto poderá dar origem a situações muito complicadas. Assim para não ter surpresas faça já isto para a sua Smart TV não estar em perigo.

Alerta: faça isto para a sua Smart TV não estar em perigo!

Isto não é uma situação propriamente nova. De facto já há alguns anos que fabricantes antivírus como a ESET disponibilizam soluções para as TVs. No entanto, é algo que tem passado muito despercebido. Ainda assim, agora é a altura certa para nos começarmos a preocupar com isso. É que não são só as TVs a estarem em perigo. Na realidade todos os dispositivos que utilizamos como câmaras de segurança, frigoríficos e até torradeiras inteligentes estão em risco.

netflix, streaming, smart tv perigo

Eventualmente estamos mais ou menos descansados quanto à nossa TV. No entanto, a verdade é que estão lá muitos dados. Endereços de email, palavras-passe, as nossa contas nos serviços de streaming e muito mais. É por isso que temos mesmo de ter cuidado.

No caso das TVs que têm webcam a situação é ainda mais complicada. Isto porque nos podem estar a espirar enquanto vemos TV.

- Advertisement -

Os sinais que a sua TV está infecada

Se suspeitar que a sua smart TV foi invadida ou está infetada então deve estar atento a alguns sinais.

São exemplo disso anúncios ou mensagens pop-up inesperados. Isto é sempre um forte sinal de malware.

tv

Para além disso se a sua Smart TV estiver subitamente a demorar mais tempo a responder do que o habitual, pode indicar que alguma ameaça está a atrasar o sistema.

O mesmo com atividade de rede pouco comum.

Da mesma forma se começaram a aparecer aplicações instaladas que não reconhece é preciso ter cuidado. Também se forem alteradas definições.

O que tem de fazer agora mesmo

Manter o firmware atualizado

Isto é a primeira verificação a fazer sempre. Muitos utilizadores ignoram as atualizações de software e firmware quando se trata das smart TVs. No entanto, é extremamente importante manter o software da sua Smart TV atualizado, uma vez que isto pode ajudar a proteger contra vulnerabilidades de segurança e outros bugs. De facto isto é tão essencial como atualizar os seus smartphones e computadores.

Verifique a segurança do seu router

Certifique-se de que o seu router está sugiro. Isto manterá não só a sua smart TV segura, mas também os outros dispositivos que estão ligados. É muito importante a escolha de passwords e também desativar alguns serviços que não são necessários. Talvez seja boa ideia também optar por outra forma de ligação caso tenha utilizado o WPS. Veja aqui como estar mais seguro.

roubar Wi-Fi

Desative as ligações automáticas

Ao configurar a sua smart TV, desligue quaisquer ligações automáticas a redes ou aplicações. Isto evitará que quaisquer utilizadores mal intencionados acedam ao seu dispositivo sem o seu conhecimento.

Defina um PIN ou uma password

A maioria das televisões vem com um código PIN ou palavra-passe que pode configurar nas definições do dispositivo. Lembre-se de alterar este código pin ou palavra-passe periodicamente, e nunca partilhe com ninguém.

Atenção ao que descarrega e instala

Quando se trata de descarregar apps ou transmitir conteúdos na sua smart TV, tenha sempre cuidado ao lidar com fontes desconhecidas. Só deve descarregar aplicações de fontes fidedignas e evitar seguir quaisquer links suspeitos. É que muitas pessoas acabam infectadas quando tentam descarregar determinadas apps de IPTV que teoricamente dão acesso a muitos conteúdos como canais premium.

IPTV, alerta-smart-tv-perigo

Tenha cuidado como que liga à sua TV

Sempre que possível, evite ligar dispositivos adicionais à sua smart TV. Por exemplo, pen drives que possam estar infetadas. É que podem ser uma porta de entrada para conteúdos perigosos.

Cubra a Webcam

Uma das coisas mais importantes a fazer é cobrir a webcam da sua TV (caso a tenha) quando não a está a usar. Isto evitará que qualquer pessoa possa ver as suas atividades.

Se fizer todas estas coisas a sua Smart TV vai deixar de estar em perigo e isto é realmente importante para não dizer essencial.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.