Alerta! Se vai comprar um smartphone tem de ser agora!

Muitos fabricantes estão a sofrer com a falta generalizada de componentes no mercado. Isto é algo de que já falámos algumas vezes na Leak. De facto, a situação é tão grave que está a afetar seriamente a indústria automóvel, os PCs, os smartphones e outras indústrias. Algumas até já tiveram de reduzir a produção com o objetivo de não darem passos maiores do que a perna. Se no passado havia stock com fartura e os preços até se conseguiam equilibrar, nos próximos tempos vai deixar de ser assim. Dito isto, se vai comprar um smartphone tem mesmo de ser rápido e já lhe dizemos quando poderá começar o aumento de preços.

Alerta! Se vai comprar um smartphone tem de ser agora!

comprar um smartphone

Os preços das placas gráficas triplicaram. Os processadores, memória e drives também já estão mais caros. lAliás a memória vai aumentar entre 12 e 18%. Pode ler mais aqui. O resultado disto são PCs mais caros. Agora a crise vai chegar aos smartphones.

Recentemente, a TSMC que é a maior fabricante de semicondutores subiu o preço dos wafers de 12 polegadas. Lembro que eles são uma peça importante para a construção de dispositivos semicondutores, assim como circuitos integrados. Ora a partir de Abril cada um vai aumentar em cerca de 400 Euros. Um aumento na casa dos 25% e tudo isto será ajustado por trimestre.

comprar um smartphone
Os wafers vão aumentar de preço

Para além disso outros fabricantes também vão aumentar os preços dos seus produtos.

Isto aconteceu essencialmente porque muitas fábricas em todo o mundo pararam a produção ou reduziram devido à pandemia. Em sentido inverso, a procura aumentou. Tudo motivado pelo teletrabalho e pela telescola. As pessoas passam muito mais tempo em casa e várias tiveram de investir em novos equipamentos, como PCs ou portáteis. Claro que devido a isto a procura por chips aumentou. Afinal de contas eram mais necessários do que nunca para os portáteis.

No caso dos smartphones os preços ainda estão relativamente estáveis. No entanto, isto vai mudar muito em breve. Continuam a não existir componentes suficientes e muito menos processadores. Assim, os fabricantes vão mesmo ter de aumentar os preços.

comprar um smartphone

Nos próximos tempos esqueça as campanhas arrasadoras e os preços baixos nos smartphones. Por alto, equipamentos que custam agora 600 Euros poderão ver o preço aumentado para os 700 ou 800. Agora imaginem que impacto isto terá nos equipamentos ainda mais caros.

Para além de preços mais caros pode haver escassez de smartphones

De acordo com a publicação China Business News, o mercado de smartphones utiliza a grande maioria de chips de semicondutores. Por essa razão, os chipsets estão completamente fora de stock.

O próprio presidente da Xiaomi disse que não se atrevia a prometer que não haveria falta de equipamentos. Entretanto um porta-voz da Realme disse exatamente o mesmo. Os chips principais da Qualcomm estão fora de stock. Até mesmo os componentes destinados ao carregamento e conetividade.

comprar um smartphone

A situação está a complicar-se. 

De acordo com fontes ligadas ao fornecimento de componentes, a entrega de materiais da Qualcomm foi alargada para mais de 30 semanas. Isto numa altura em que várias fabricantes como a Realme, a Xiaomi, a Samsung, a OnePlus, entre outros, estão a aumentar o portfólio.

Ainda não há uma data certa para este aumento mas algumas fontes falam de Junho. Resta-nos agora esperar para vermos o que vai acontecer.

Resumindo, se está a pensar comprar um smartphone convém que seja rápido.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Especial – O que é uma TV Box? É uma porta aberta para o IPTV!

É muito provável que já tenha ouvido falar de aparelhos denominados de TV Box, Box Android, ou Smart Box, por essas Internets fora. Pois...

Windows 10: atenção desative agora mesmo estas opções!

É verdade que o Windows 11 está quase a chegar. No entanto ainda há muitas pessoas que estão a utilizar o Windows 10 e...

Condução automática da Tesla chega a quem se porta bem!

Ainda existem preocupações com os sistemas que permitem uma condução totalmente autónoma. No entanto, a Tesla não deixa de apostar nele. Aliás até alargou...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!