Alerta Play Store: apague agora mesmo estas aplicações!

entraram apps na Play Store capazes de tudo. No entanto, poucas estão direcionadas para roubarem apenas determinado tipo de dados como acontece com estas. De facto, há um conjunto de aplicações que já foram descarregadas 5.8 milhões de vezes. É por esse motivo que temos de ter muito cuidado com o que instalamos no nosso smartphone. Estas apps da Play Store roubam os seus dados do Facebook.

Alerta Play Store: estas apps roubam os seus dados do Facebook!

Estas apps conseguiram conquistar os utilizadores porque são realmente úteis. Para além disso abrangem diversas áreas. Assim, temos aplicações para a edição de fotos, exercícios e treino, horóscopo e remoção de lixo de dispositivos Android.

Para ganharem a confiança dos utilizadores elas funcionam totalmente. Ou seja, não é daquelas aplicações que instalamos e depois não fazem nada. Estão totalmente funcionais como refere o site Arstechnica.

Play Store apps Facebook

Entretanto todas as apps identificadas também permitem desativar a publicidade quando fazemos login com a nossa conta do Facebook. Quando o queremos fazer, surge uma caixa para colocarmos os nossos dados. Até aqui tudo normal. O problema é que na realidade está-se a comunicar com o Facebook, mas não só. Os dados que introduziu são enviados para outro servidor que controla toda esta operação. Entretanto até os cookies onde estão outros dados registados são roubados.

A empresa de segurança Dr. Web fez uma análise às aplicações em questão e descobriu que todas deitaram a mão aos dados.

Mas há pior. Este sistema está realmente bem feito. Tanto que pode ser facilmente adaptado para outras apps.

Play Store apps Facebook

Os investigadores descobriram cinco variantes perigosas de malware dentro das apps. Três delas são apps Android nativas. Já as outras duas utilizam um sistema que tem como principal objetivo assegurar a compatibilidade na plataforma da Google.

Quais as aplicações mais descarregadas?

Os downloads principais dizem respeito a uma aplicação chamada PIP Photo. Esta sozinha teve 5.8 milhões de downloads. Ou seja, já imaginaram a quantidade de pessoas que estão em risco.

Play Store apps Facebook

A outra foi a Processing Photo. Esta teve 500 mil downloads.

Play Store apps Facebook

Entretanto há ainda mais aplicações:

Neste momento estas aplicações saíram da Play Store. O problema é que ainda há muitas pessoas que as têm instaladas. Entretanto os programadores saíram também. Assim não submetem mais nada. Claro que isto é apenas algo temporário. Basta os programadores criarem outra conta para voltarem a estar na loja.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Galaxy S22: o grande upgrade nas câmaras não vai acontecer!

Já há vários meses que têm surgido na Internet rumores sobre o Galaxy S22 e isto não é uma surpresa. As pessoas querem sempre...

Semana brutal na Netflix! Viu os projetos que vão chegar?

De semana a semana, vamos recebendo novos projetos verdadeiramente brutais. Sendo que tal como na semana passada, também nesta teremos direito não só a...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alterações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!