Domingo, Agosto 3, 2025

Este alerta que aparece no teu Android às vezes não é um erro

Estava a meio de um vídeo quando apareceu aquele aviso estranho no ecrã: “Esta aplicação está a consumir demasiados recursos”. Ou, noutras vezes: “A utilização da bateria está acima do normal”. E confesso: ignorei. Assim carreguei em “OK” e segui em frente, como quase toda a gente faz. Achei que era só mais um bug, um aviso qualquer do Android que aparece e desaparece. Mas estava enganado. Esses alertas não são aleatórios. Nem são “erros”. São, na verdade, o teu telemóvel a tentar pedir-te ajuda antes que algo corra mal. Quando o Android te avisa, é porque algo está a acontecer (mesmo que não o vejas). Assim este alerta no Android não é um erro.

Este alerta que aparece no teu Android às vezes não é um erro

O sistema Android foi desenhado para ser eficiente. Mas quando uma aplicação começa a comportar-se de forma estranha, o sistema deteta picos anormais de consumo.
E é aí que aparecem estes avisos, como: “A app X está a usar demasiada bateria”, “A utilização de dados em segundo plano está acima do esperado” ou “Esta app está a causar lentidão no sistema”.

isto está a drenar a bateria do telemóvel mais rapidamente!

Estes alertas são automáticos e ocorrem quando algo ultrapassa certos limites definidos pelo sistema.

Não são bugs. São sintomas.

Porque aparecem? Eis as principais razões

Apps com bugs ou mal otimizadas

- Advertisement -

Entretanto algumas apps têm problemas no código que as fazem consumir muito mais do que deviam, mesmo quando estão fechadas.

Atualizações mal feitas

Uma app pode funcionar bem durante meses… e de repente, uma nova versão começa a provocar consumo excessivo.

Processos em segundo plano sem controlo

Apps como o Facebook, Messenger ou TikTok podem continuar ativas mesmo quando não estás a usá-las, atualizando feeds, localizações ou notificações.

Apps que “acordam” o telefone constantemente

Algumas apps impedem o telemóvel de entrar em modo de descanso (doze mode), fazendo com que esteja sempre a gastar energia.

O meu caso: a app do tempo era a culpada

No meu caso, a culpada era… a app do tempo. Sim, aquela que vem pré-instalada. Por algum motivo, estava constantemente a aceder ao GPS e à rede, mesmo com o telemóvel parado. Resultado? O Android começou a alertar-me.

Só descobri depois de ir a:

Definições > Bateria > Utilização da bateria, e ver que a app tinha picos de consumo, mesmo em horas em que eu nem tinha tocado no telemóvel.

faça isto e ganhe uma hora de bateria no seu smartphone android!

O que podes (e deves) fazer quando vês um destes alertas

1. Carrega no aviso e vê os detalhes. A maioria dos alertas trazem um link para veres qual foi a app que causou o problema.

2. Verifica o consumo da app suspeita
Vai a: Definições > Bateria > Utilização da bateria ou usa apps como o GSam Battery Monitor para ver em detalhe o consumo ao longo do tempo.

3. Força a paragem da app (temporariamente). Vai a Definições > Aplicações > [nome da app] > Forçar paragem. Isto impede a app de continuar ativa em segundo plano.

4. Limita a atividade em segundo plano. Em Aplicações > Dados móveis, desativa “Dados em segundo plano”. Ou em Bateria, ativa o modo de otimização para essa app

5. Considera desinstalar ou substituir a app. Se a app for de terceiros e não for essencial, vale a pena procurar alternativas mais leves e seguras.

E se ignorares os avisos?

A médio ou longo prazo, as consequências podem ser:

  • Drenagem acelerada da bateria
  • Aquecimento do telemóvel
  • Menor desempenho e mais lentidão
  • Apps a crashar com frequência

Em casos extremos, riscos de segurança, caso a app esteja a enviar dados sem o teu consentimento.

Cuidado: há apps que fazem isto propositadamente

Infelizmente, algumas apps maliciosas ou invasivas provocam estes comportamentos de propósito:

  • Para recolher dados em segundo plano
  • Para te mostrar mais publicidade (mesmo fora da app)
  • Ou até para testar limites do sistema, sem que dês conta

Apps de lanterna, gravadores de chamadas, supostos otimizadores de bateria… Muitas vezes são essas que causam os piores alertas.

A boa notícia: o Android está a proteger-te (mas tens de ouvir os sinais)

Entretanto alertas podem parecer irritantes. Mas são como uma tosse: o teu corpo (ou neste caso, o teu telemóvel) está a avisar-te que algo está errado.

Assim se vires um desses avisos, não ignores. Carrega, vê a origem, investiga. Pode ser só uma app mal comportada. Ou pode ser o sinal de que estás a perder bateria, performance… ou pior.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também