Alerta! Se utiliza o LastPass então tem mesmo de ler isto!

Já falamos várias vezes do LastPass na Leak e por motivos diferentes. Agora o que nos leva a destacar novamente esta aplicação é o facto de se ter descoberto que há uma questão de segurança que até aqui era desconhecida. Ora parece que o LastPass não se limita a armazenar apenas as palavras-passe mas inclui também sete formas diferentes de o seguir na App Android. Quem revelou esta informação foi a empresa de segurança Exodus Privacy. Assim se utiliza o LastPass tenha isto em atenção.

Alerta! Se utiliza o LastPass tem mesmo de ler isto!

Os trackers nem sempre colocam riscos de segurança. Isto porque muitas das vezes é apenas para a recolha de dados que possam ajudar a resolver bugs na aplicação. Aliás os trackers da Google estão disponíveis em várias apps para efeitos estatísticos e para ajudar a que elas fiquem melhores. No entanto, no caso do LastPass, apenas quatro dos sete trackers pertencem à Google. Dito isto, os outros três são menos conhecidos.

LastPass utiliza

Dos mais desconhecidos, um é usado para publicidade e outro para seguir o utilizador. De facto, é quase irónico que isto aconteça com um serviço como o LastPass.

Esta novidade não chega em boa altura para o LastPass. É que tem havido muita conversa sobre esta app.

Assim, o LastPass anunciou que vai alterar as características atribuídas à versão grátis. Na prática restringiram o acesso à conta a um dispositivo. Isto significa que se escolher o smartphone como o seu dispositivo preferido não vai poder ver ou alterar as passwords num computador. Esta regra tem efeito a partir de 16 de Março.

LastPass utiliza

Esta empresa afirma que tomou esta decisão para se manter a par de um mundo em constante evolução. Seja lá isso o que for.

Mas vamos então explicar a questão de um dispositivo.

É que na realidade não é apenas um, mas uma tipologia. Ou seja. Imaginemos que opta por usar como dispositivo preferido os smartphones. Isto significa que vai poder usar o LastPass entre vários equipamentos móveis como iPhone, Android, iPad e smartwatches. Ou seja, o mundo mobile. De fora fica o Windows, macOS ou Linux. No entanto pode optar exatamente pelo contrário. Se preferir utilizar em computadores tem os PCs e os Macs. No entanto, não vai poder usar nos dispositivos móveis.

LastPass utiliza

Dito isto, vai ter mesmo de dizer qual o tipo de dispositivo que prefere na sua conta do LastPass. Entretanto, ainda tem três oportunidades para mudar. Depois disso, está preso à sua escolha para sempre. A partir daí e se quiser mudar tem de pagar 2.90. No entanto este valor é cobrado anualmente. Ou seja 34.80 Euros. O 1Password fica praticamente o mesmo preço.

Utiliza o LastPass? Veja aqui como ativar a autenticação de dois fatores.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também