Hoje em dia valemo-nos do micro-ondas ou da air fryer para pouparmos tempo e em algumas ocasiões comermos de forma mais saudável. De facto e como já referimos na Leak, as Air Fryers são realmente uma boa alternativa, inclusivamente em termos de poupança na conta da luz. O problema é que em alguns casos por má utilização tanto os micro-ondas como as Air Fryers estão a dar origem a muitos problemas. Assim é preciso termos muito cuidado na utilização destes equipamentos que apesar de pouparem chegam com uma fatura escondida para a nossa saúde. Dito isto, este é o perigo das air fryers e do micro-ondas!
Alerta: este é o perigo das Air Fryers e dos Micro-ondas!
É verdade que é muito conveniente colocarmos comida congelada na Air Fryer e no micro-ondas para maior rapidez. Especialmente quando estamos com pressa.
No entanto, isto está a levar a intoxicações alimentares complicadas. Aliás a situação é tão grave que já levou a organização americana CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) a lançar um alerta.
Muitas vezes temos tendência a colocar alguns alimentos pré-cozinhados ou mesmo crus tanto no micro-ondas como na Air Fryer. Isto a pensar na rapidez. O problema é que em alguns casos eles acabam por cozinhar por fora. A carne parece tostadinha por fora e tem bom aspeto mas tem partes com sangue no interior. Ora isto significa que a maioria das bactérias ainda estarão vivas e rapidamente podemos apanhar uma intoxicação alimentar.
No caso de alguns alimentos como galinha ou afins a situação pode complicar-se devido à salmonela. Esta bactéria é responsável por milhões de infecções todos os anos.
O problema começa pelas indicações nos próprios produtos
Entretanto muitos alimentos destinam-se ao forno. Assim as instruções só refletem isso. Ou seja, faltam indicações claras para os outros equipamentos.
É verdade que pode ser seguro utilizar o micro-ondas ou a air-fryer para preparar as refeições. A questão é que temos de estar muito atentos à parte final da confecção.
Lembre-se que quando se cozinha frango através de qualquer método é importante garantir que a carne é cozida a uma temperatura interna de pelo menos 73 graus. Algo que se consegue atingir muito bem noutros equipamentos. Mas o problema é que a potência em alguns casos pode ser inferior e levar às intoxicações. Mas mesmo quando se cozinha num forno é importante verificar se a carne é cozida à temperatura adequada.
As recomendações para evitar surpresas
Tente sempre utilizar um forno convencional, se possível, e leia as instruções na embalagem do produto. Se não puder utilizar um forno convencional, certifique-se de que segue as instruções específicas para micro-ondas ou air fryers. Se não estiverem disponíveis instruções específicas para outros aparelhos, insira um termómetro de carne no centro da parte mais espessa do produto para se certificar que chegou a 73 graus.