O mundo da tecnologia está caro, e ao que tudo indica vai ficar pior ao longo dos próximos meses, e quem sabe até anos. O que até poderia ser normal se o mundo estivesse “normal”. Mas não está. Existem guerras, crises de energia, e até crises de componentes. No fim do dia, há coisas mais importantes do que comprar o mais recente produto de uma qualquer marca. Como por exemplo pagar a renda, ou sei lá, comer.
Aliás, estou farto de dizer ao longo do ano que vai começar a ser normal comprar produtos tecnológicos de anos anteriores, ou até usados/recondicionados. Porquê? Simples, porque os preços altos não conseguem justificar as mudanças no design ou melhorias de performance.
Foi por aqui que a Sony decidiu relançar um dos produtos de maior sucesso que teve no mundo do áudio sem fios.
Aleluia! Alguém olhou para o mercado e disse “o velho é melhor!”.

Provavelmente não tens ideia disto, mas apesar do facto de já existirem duas gerações de produtos acima dos WH-1000XM4, a realidade é que a Sony continuava a vender o “velho” modelo com muito sucesso. Porquê? Porque o design era superior à vista de muitos especialistas, o preço era muito mais baixo, sendo possível encontrá-lo várias vezes abaixo dos 180€, e de facto, a qualidade de som era impecável.
Sim, os modelos mais recentes são melhores, isso é inegável. Têm mais processamento, e até mais qualidade no som propriamente dito. O problema aqui é… Não são melhores o suficiente para justificar a diferença de preço.
Por isso, a Sony decidiu voltar a lançar o produto do passado, com alguns toques ligeiros. Estamos a falar dos novos WH-1000XM4C, que são basicamente o mesmo exato produto, com melhorias no software. A Sony admitiu que “velhos são os trapos”. E ainda bem que assim foi.
Mas o preço está nos 280€. Pelo menos no lançamento. O que é superior às campanhas que podíamos encontrar na Amazon ou noutras plataformas. (Porém, como deves imaginar, o preço começa a cair logo nas semanas seguintes).
Antes de mais nada, o que pensas sobre tudo isto? Preferes pagar menos por um clássico afinado como este, ou vais sempre atrás da última novidade do mercado?








