Aldrabar o AnTuTu? Agora vai ser muito mais complicado


Por em

Tem havido muita discussão acerca dos valores reais dos testes de desempenho em plataformas como o Geekbench ou AnTuTu. É que algumas vozes discordantes, afirmam que na maioria dos casos eles são manipulados para darem valores mais altos. Talvez para acabar com estas afirmações, o AnTuTu tem uma nova atualização. De facto, a versão 7.2.6, menciona um ponto muito importante. Na prática, corrige uma questão relacionada com a pontuação causada pela exploração maliciosa de permissões de sistema por alguns fabricantes. Ou seja, não há mais resultados exagerados.

Enganar o AnTuTu é agora uma tarefa bem mais complicada para os fabricantes

o AnTuTu

Nos últimos anos, tem sido normal que os fabricantes aproveitem as pontuações no AnTuTu dos seus smartphones para marketing, até mesmo nos eventos de lançamento. Isto acontece especialmente no lançamento de smartphones na China.

É por serem um factor influenciador que os benchmarks nestas apps são tão importantes!

Neste processo e para obterem melhores classificações alguns fabricantes ajustam os seus smartphones para se saírem melhor. Já aconteceu com empresas como a OnePlus, Meizu e  OPPO, entre outras. Isto não é propriamente uma surpresa. É que os utilizadores assumem que uma pontuação mais alta no AnTuTu é sinónimo de um smartphone mais rápido e mais poderoso.

Aldrabar o AnTuTu? É este o truque que os fabricantes utilizam para conseguirem melhores resultados

O método habitual de enganar o AnTuTu é ajustar os smartphones para detectar quando a app dessa plataforma de teste está em execução e libertar todo o poder do processador, sem preocupações com a autonomia. Ou seja, o smartphone deteta que a app do AnTuTu está a correr e coloca o processador no máximo. A questão é que isto não ocorreria num cenário normal de utilização.

o AnTuTu

Apesar de referir a correção, a atualização 7.2.6 do AnTuTu não revela como conseguiu impedir que os fabricantes utilizem este truque. Ainda assim, é bom saber que o fizeram. Em última análise, é sempre o consumidor que sai beneficiado.

De facto, com esta novidade, já será mais fácil confiarmos na pontuação no AnTuTu. Atenção que neste momento a versão 7.2.6 ainda só está disponível no site chinês. Na Google Play ainda está, por enquanto, a versão 7.0. Assim teremos que esperar mais um pouco.

Pessoalmente, acredito que devemos sempre tomar as pontuações do AnTuTu por referência, em vez de colocar dois telefones com diferenças minúsculas um contra o outro para saudar um como o vencedor final.

Atualmente, a versão 7.2.6 do AnTuTu está disponível apenas em seu site chinês (link aqui!). Aquele na loja de aplicativos ainda é a v7.1.5.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

PlayStation Now chegou a Portugal: preparados para o vício?

Afinal a Tesla não vai fechar lojas… Mas vai aumentar os preços!

Seguinte