Como ajustar os espelhos do automóvel para evitar acidentes!

Um dos grandes segredos para evitar acidentes passa pelo processo de ajustar os espelhos do seu automóvel. De facto, estudos recentes revelam que em 40% das vezes, eles são os grandes culpados. Sobretudo porque se não estiverem corretamente configurados podemos não conseguir ver o carro que está a passar ao nosso lado ou está relativamente perto. A maioria de nós já experimentou aquela sensação de estar a mudar de faixa, apenas para descobrir que estamos a centímetros de colidir com outro automobilista. Mas isto vai mudar.

Como ajustar os espelhos do automóvel para evitar acidentes!

Em vez de virar fisicamente a cabeça, existem alguns passos que pode seguir para minimizar o tempo em que os seus olhos não estão na estrada e reduzir o risco de colisão. A melhor forma de o fazer é ajustar corretamente os seus espelhos retrovisores laterais – a maioria das pessoas é culpada de colocar os espelhos de forma incorrecta. Entretanto uma ligeira modificação pode ajudar bastante os condutores a minimizar os ângulos mortos. Além disso, está disponível uma variedade de peças pós-venda para ajudar os condutores a reduzir esta situação, e a maioria delas é relativamente barata.

ajustar os espelhos do automóvel

Ajuste os seus espelhos retrovisores laterais

A melhor forma de minimizar os ângulos mortos no seu automóvel – pelo menos até as câmaras substituírem os espelhos retrovisores laterais – é ajustar corretamente os seus espelhos. A maioria das pessoas ajusta os seus espelhos retrovisores laterais para que possam ver os lados do seu próprio veículo, mas isso é incorreto. Pense nisto: os seus espelhos estão colocados para o ajudar a ver os outros condutores e os obstáculos na estrada, não o seu próprio carro. Posicionar os seus espelhos retrovisores laterais desta forma impede-o de os utilizar em toda a sua extensão e aumenta drasticamente o tamanho dos seus ângulos mortos.

Eis a forma correcta de ajustar os seus espelhos:

Mova o seu espelho retrovisor até que este lhe dê uma visão direta do que está atrás de si.

Incline a cabeça para a esquerda até tocar ligeiramente na janela do lado do condutor e, em seguida, ajuste o espelho retrovisor lateral do condutor até mal conseguir ver a lateral do seu próprio veículo.

Incline-se para o centro do carro até que a sua cabeça esteja aproximadamente acima da consola central. Em seguida, ajuste o espelho retrovisor lateral do passageiro até que mal consiga ver o lado direito do seu veículo.

Poderá ainda ter pontos cegos minúsculos utilizando este método, mas serão significativamente mais pequenos do que se os seus espelhos estivessem ajustados incorretamente. Se os seus espelhos estiverem corretamente ajustados, não deverá ter de desviar a cabeça da estrada.

Instale espelhos de ângulo morto especiais

A melhor forma de minimizar o problema é ajustar corretamente os seus espelhos. Dito isto, pode dar um passo em frente adquirindo espelhos de ângulo morto de substituição para melhorar o seu campo de visão enquanto conduz. Os dispositivos de ângulo morto do mercado são geralmente pequenos espelhos convexos. Os espelhos convexos ajudam a minimizar os ângulos mortos porque proporcionam um campo de visão mais amplo do que os espelhos planos normais.

A instalação destes dispositivos é rápida e direta. A maioria utiliza um adesivo para facilitar a instalação, mas alguns espelhos de ângulo morto podem ser fixados no espelho retrovisor lateral. Para instalar espelhos de ângulo morto autocolantes, primeiro tem de limpar os seus espelhos retrovisores laterais para remover qualquer pó, gordura ou detritos que possam impedir a fixação dos acessórios de ângulo morto. Depois, retire o plástico ou papel que protege o adesivo e aplique o dispositivo de ângulo morto no seu espelho retrovisor lateral. Normalmente, a melhor posição para um espelho de ângulo morto é no canto superior externo dos seus espelhos retrovisores laterais. Se comprar espelhos de ângulo morto de encaixe, instale os dispositivos simplesmente encaixando-os na caixa de plástico do seu espelho retrovisor lateral.

Mesmo que opte por comprar espelhos de ângulo morto de substituição, continua a ser uma boa ideia ajustar corretamente os seus espelhos utilizando o método acima descrito. Os espelhos retrovisores pós-venda proporcionar-lhe-ão alguma segurança extra, mas não podem substituir as práticas de condução segura como a melhor forma de se manter a si e aos seus passageiros seguros na estrada.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Máquina de lavar: qual a melhor velocidade de centrifugação?

Por vezes, a velocidade de centrifugação da máquina de lavar roupa determina-se pelo ciclo que utiliza. No entanto, se tiver de definir manualmente a velocidade...

É o fim das ideias originais no mundo mobile?

Como deve saber, a Samsung já teve o seu segundo grande evento do ano, onde renovou várias gamas de produtos, e até lançou gamas...

É boa ideia ter o modo de poupança de bateria sempre ativado?

Com o passar do tempo muitas pessoas têm começado a valorizar cada vez mais a duração da bateria do telemóvel. É por esse motivo...

Comprar uma Box Android barata para IPTV pode sair muito caro! 

A utilização de qualquer dispositivo baseado em Android, pode abrir novos caminhos interessantes para o entretenimento. Aliás é por esse motivo e sobretudo pela...

Galaxy Watch Ultra vs Galaxy Watch 7: O que muda?

Apesar do facto de a grande maioria dos holofotes estar em cima do novo Galaxy Watch Ultra, a realidade é que o novo modelo...

Descubra o que está a causar uma fuga lenta no pneu do seu carro

Os pneus perdem pressão naturalmente ao longo do tempo devido ao desgaste regular. No entanto, se der por si a precisar de encher os...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados