Tem de ajustar a pressão dos pneus com base no tempo?

Provavelmente, já ouviu dizer que a verificação regular da pressão dos pneus do seu veículo permite obter um consumo de combustível significativamente melhor e uma condução mais segura. No entanto, é necessário ajustar a pressão dos pneus com base no tempo? A resposta é sim, e tem a ver com a forma como o ar ou o gás reagem às mudanças de temperatura. Independentemente da qualidade dos seus pneus, o ar no seu interior expande-se sob calor intenso e contrai-se quando a temperatura ambiente é fria.

Tem de ajustar a pressão dos pneus com base no tempo?

A taxa de esvaziamento aumenta com tempo gelado, neve ou calor. De facto, uma baixa de temperatura de 10 graus pode já influenciar. Pode não parecer muito, mas a diferença é suficiente para afetar a economia de combustível do seu veículo. Por exemplo, se a temperatura baixar muito durante a noite, a pressão dos pneus irá baixar 0.2 bar. O suficiente para acionar a luz do TPMS (sistema de monitorização da pressão dos pneus) do seu veículo numa manhã gelada. Se isto acontecer, não entre em pânico. Provavelmente, está a lidar com pneus com pressão insuficiente em vez de um furo.

reparar um furo, ar a mais nos pneus, Luz de pressão dos pneus acendeu, Alguns pneus afetam a autonomia dos veículos elétricos!
A new tire is placed on the tire storage rack in the car workshop. Be prepared for vehicles that need to change tires.

O que faz o tempo quente?

A taxa a que um pneu esvazia em tempo frio é a mesma que a pressão do pneu aumenta em tempo quente. Por exemplo, uma subida de temperatura aumentará a pressão em bar, podendo levar a pneus demasiado cheios.

Conduzir com pneus com pressão excessiva é tão perigoso e dispendioso como conduzir com pneus com pressão insuficiente. Pode afetar a manobrabilidade e a estabilidade do seu veículo, e a pressão excessiva provoca o desgaste prematuro dos pneus e até o excesso de poluição. Além disso, um excesso de pressão nos pneus não acionaria um aviso TPMS, o que leva a uma falsa impressão de condução com pneus corretamente cheios.

pneus do carro, barulho no carro, alinhar a direção do automóvel

- Advertisement -

Quer a temperatura exterior seja quente ou fria, crie o hábito de inspecionar periodicamente a pressão dos pneus do seu automóvel. De preferência sempre que abastecer. Considere a possibilidade de comprar um insuflador de pneus de alta qualidade, uma ferramenta útil para manter na bagageira para emergências, ou encher os pneus com ar.

Recomenda-se verificar a pressão de todos os pneus (incluindo o pneu sobresselente, quando aplicável) pelo menos uma vez por mês e fazê-lo quando os pneus estão “frios” ou não foram conduzidos durante pelo menos três horas para obter uma leitura mais exata.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.