Não caro leitor, apesar do nome familiar, esta não se trata de uma análise de produtos de limpeza. Trata-se sim de uma análise a um sistema independente de alarme e de casa inteligente.
Dito tudo isto, e tendo esclarecido este ponto importante, vou começar por dizer que, pelo menos para mim, a minha casa é a o meu coração, ou até a minha alma.
É onde tenho as minhas memórias, as minhas consolas, os meus colecionáveis, o meu gato Teco, entre muitas outras coisas inestimáveis. Deu-me muito trabalho conseguir a chave da porta, e como tal, vou defendê-la até não conseguir mais.
É importantíssimo garantir que temos casa o mais protegida possível contra intrusões, sejam estas de quem foram. Sendo exatamente por isso que vamos proceder à review.
O que vamos estar a analisar hoje é o sistema composto pela câmara de vigilância, sensores magnéticos, sensores de movimento, sirene, consola central e claro, a qualidade da aplicação que controla todo o sistema.
Painel de Controlo/Jewler
Este é o coração do sistema e por onde todos os aparelhos vão comunicar.
Assim sendo, é também aquele que tem de estar mais estrategicamente colocado, isto porque requer tanto uma ligação à corrente como uma ligação à internet por Wi-Fi, Ethernet e ainda tem dois slots para cartões SIM para redundância.
(A minha recomendação pessoal, se for possível, é tentar ter o Jewler conectado por cabo de Etherner para garantir a maior estabilidade possível)
Dito tudo isto, é necessário ter em atenção também a distância a que o Jewler está da porta de entrada da casa, isto porque convém garantir que o nosso comando (SpaceControler no meu caso) consegue comunicar com o sistema para ativar ou desarmar o alarme (apesar de ser possível fazê-lo através da aplicação, se acabar a bateria do telemóvel vai ter um problema em mãos).
Dito isto, nunca tive nenhum problema até agora tanto em termos de conexão com a internet (ligado por cabo) nem com a utilização do comando, mesmo tendo o Jewler separado da porta de casa por uma parede mestre.
Sensores Magnéticos/DoorProtect
Estes são os aparelhos que, na minha opinião, são os mais indispensáveis neste sistema se não for possível instalar/adquirir os restantes. Curiosamente, são também os mais simples e mais baratos.
Isto porque são os sensores que se colocam nas portas/janelas e que detetam a abertura das mesmas quando o sistema está armado (são a primeira linha de defesa).
Como se monta?
Um dos sensores deve ser colocado no vão lateral da porta enquanto que o outro deve ficar na porta em si, ambos alinhados e o mais próximo possível um do outro.
Estes sensores por sua vez vão comunicar com o Jewler após serem registados com a simples leitura de um código QR e têm autonomia de sete anos, sendo completamente sem fios, e sem precisarem de mais manutenção durante este tempo.
Sensor de Movimento/MotionProtect
Como o próprio nome indica, o sensor de movimento faz exatamente isso, deteta quando algo ou alguém passa à sua frente e por sua vez faz soar o alarme.
O que distingue este sensor de outros na concorrência é principalmente o facto de estar preparado para ignorar animais de estimação e outros falsos positivos, de ser sem fios e de ter um autonomia de cinco anos.
Só o facto de não se ativar com o cão ou com o gato, é um fator diferenciador e que melhora imenso a vida do consumidor.
Câmara de Vigilância/IndoorCam
O que seria de um sistema de vigilância sem uma boa câmara, e de facto, esta é mesmo boa.
A câmara em si tem um FOV (Field of Vision) de 110º, 4 MP de resolução e vem incorporada com um sensor de movimento. Ah, e Inteligência Artificial. (que distingue e classifica o que se movimenta à sua frente). Além disso, conta ainda com um microfone e colunas.
Ao contrário dos outros equipamentos e à semelhança do Jewler, a câmara tem de estar ligada à corrente, apenas sendo a sua ligação ao sistema sem fios (Wi-Fi).
É aqui que pode surgir o maior inconveniente, pois temos de garantir que onde queremos colocar a câmara tem também uma tomada por perto e está também num sitio que apanhe um sinal de Wi-Fi forte. Mas, neste campo, a receção de sinal parece ser de facto bastante boa.
Dito isto, a câmara tem uma resolução ótima que se mantém em grande parte mesmo quando fazemos zoom. A funcionalidade de AI… Na minha opinião… Vale o que vale. Penso que exista mais porque tudo hoje em dia tem de ter AI por motivos de marketing. Não acrescenta, nem retira nada ao produto.
Em relação ao microfone e às colunas, ambas têm utilidade, uma para ouvir ao redor da câmara e a outra para avisar os possíveis gandulos que a policia está a caminho (no meu caso já serviu para assustar a minha namorada).
Sirene/HomeSiren
É tão importante receber a notificação de intrusão no nosso telemóvel como é assustar e criar pressão a quem teve a triste ideia de nos invadir a casa. Por isso, ter uma Sirene Indoor pode ser uma boa ideia.
Porém, não que tenha algum defeito a nível de construção ou de conexão, simplesmente é demasiado silenciosa mesmo na definição mais alta, o que derrota um pouco o objetivo de ter uma sirene.
Aplicação/Ajax Security System (Android e IOS)
É aqui que este sistema mais brilha, pois a aplicação que controla todo este sistema é super intuitiva e simples de usar.
Começa logo pelo início. Isto porque após criarmos uma conta, o ato de conectar cada dispositivo à app é tão simples como ler um código QR. Código que se encontra nas costas dos aparelhos.
Entretanto, no que toca aos controlos, cada dispositivo tem as suas próprias definições e notificações independentes. Incluindo de as mais importantes de conexão e de sabotagem.
No painel principal temos quatro opções:
- Armar: deixa todos os dispositivos armados;
- Desarmar: desarma todos os dispositivos (a câmara continua ativa);
- Modo de Noite: permite ativar apenas os dispositivos das entradas (sensores magnéticos) e desativar os de movimento;
- Pânico: dá um alerta a todos os utilizadores com acesso à nossa conta e partilha as nossas coordenadas GPS com os mesmo, permitindo que seja chamada a policia ou pedir ajuda para a nossa localização.
Segurança a sério? Sim, e a toda a hora.
Caso alguém toque em um dos aparelhos, vai rapidamente receber um aviso no smartphone. Por exemplo, se algum cabo for removido, ou a tampa traseira for tocada. São pequenos detalhes que fazem a diferença.
Conclusão
A Ajax é sem dúvida uma marca vencedora no que toca a sistemas de segurança independentes. Tanto a qualidade de construção como a interação entre os aparelhos é ótima. Além disso, o tempo de resposta é rápido, o setup é intuitivo e permite alterar as definições de cada dispositivo individualmente.
No fundo, qualquer pessoa consegue montar um sistema destes, e é exatamente isso que era pedido e necessário.
As minha únicas queixas são mesmo o volume da IndoorSiren e talvez a qualidade da cola que vem com alguns dos aparelhos.
Fora isso, posso dizer que vou continuar a utilizar e a confiar neste sistema para proteger a minha casa.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!