Ainda utiliza o Internet Explorer? Então está em perigo!

Se está a utilizar o Internet Explorer ou conhece alguém que esteja, e aqui estamos a falar do IE e não do novo Edge, então será uma boa ideia mudar rapidamente para outro browser.

É que um grupo de criminosos começou a explorar ativamente uma nova falha no IE para infectar computadores com malware. Uma equipa de investigadores de segurança da empresa Qihoo 360’s Core referiu à ZDNet que “esta ameaça ao IE já está a ser utilizada de forma global”.

Internet explorer

A vulnerabilidade está a ser explorada através de um documento do office infectado e que vem com algo denominado de “double-kill”.

Para que o malware seja ativado, os utilizadores têm de estar a utilizar o Internet Explorer e optarem por abrir o ficheiro infectado do Office. A partir desse momento, o malware utiliza uma técnica já conhecida para contornar o mecanismo de Controlo de Conta do Utilizador, ou seja, aquela janela que supostamente impede a execução de scripts não verificados.

O ataque exige que os utilizadores façam duas coisas que não deveriam: abrir ficheiros não verificados do Office e utilizarem o Internet Explorer. Apesar destes factos, esta equipa de investigadores está a solicitar à Microsoft que disponibilize um patch urgente para corrigir o problema.

Para além de eliminarem totalmente o Internet Explorer do computador, não há mais nada que os utilizadores possam fazer mais por agora.

Lembra-se quando saíram as primeiras versões do Internet Explorer?

1996: a versão 3

  • Esta versão do browser, foi a primeira a implementar CSS(Cascading Style Sheets), introduziu ainda muitas novidades na altura como Java applets e controlos ActiveX.

1997: Internet Explorer 4

  • A versão 4 deste browser introduziu um “layout engine” – motor de disposição – que podia ser usado por outras aplicações, isto foi bem mais importante do que algumas pessoas pensam.
  • Esta versão também introduziu HTML dinâmico, que permite às páginas mudar o seu aspecto de forma dinâmica usando JavaScript.

Para quem não sabe, a versão 4 podia ser instalada em Mac OS !

1999: Internet Explorer 5.x

  • A Microsoft inventou o Ajax, foi nesta versão que foi introduzido o XMLHttpRequest do JavaScript, que está bem escondida em várias aplicações que ainda usamos em 2017, como o Gmail.

Sabe porque a maioria dos utilizadores evitar o Internet Explorer? Descubra aqui.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Fiido acabou de fazer recall à sua e-bike Fiido X

Pensava que as ações de chamada (recall) aconteciam apenas...

Bitcoin: a valorização e todas as outras questões respondidas!

A Bitcoin continua a sua tendência de subida de...

Bitcoin: o que é e como funciona esta criptomoeda

Não só a Bitcoin é a primeira criptomoeda, como...

Usa Chromium? A Google vai implementar novas restrições!

O Google decidiu mudar as regras nas APIs do...

Xiaomi Mi Watch: imagens oficiais já chegaram à Internet!

Xiaomi Mi Watch: Renderizações oficiais chegaram à Internet -...
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO