Inicio outros Ainda utiliza o Internet Explorer? Então está em perigo!

Ainda utiliza o Internet Explorer? Então está em perigo!

Se está a utilizar o Internet Explorer ou conhece alguém que esteja, e aqui estamos a falar do IE e não do novo Edge, então será uma boa ideia mudar rapidamente para outro browser.

É que um grupo de criminosos começou a explorar ativamente uma nova falha no IE para infectar computadores com malware. Uma equipa de investigadores de segurança da empresa Qihoo 360’s Core referiu à ZDNet que “esta ameaça ao IE já está a ser utilizada de forma global”.

Internet Explorer

A vulnerabilidade está a ser explorada através de um documento do office infectado e que vem com algo denominado de “double-kill”.

Para que o malware seja ativado, os utilizadores têm de estar a utilizar o Internet Explorer e optarem por abrir o ficheiro infectado do Office. A partir desse momento, o malware utiliza uma técnica já conhecida para contornar o mecanismo de Controlo de Conta do Utilizador, ou seja, aquela janela que supostamente impede a execução de scripts não verificados.

O ataque exige que os utilizadores façam duas coisas que não deveriam: abrir ficheiros não verificados do Office e utilizarem o Internet Explorer. Apesar destes factos, esta equipa de investigadores está a solicitar à Microsoft que disponibilize um patch urgente para corrigir o problema.

Para além de eliminarem totalmente o Internet Explorer do computador, não há mais nada que os utilizadores possam fazer mais por agora.

Lembra-se quando saíram as primeiras versões do Internet Explorer?

1996: a versão 3

  • Esta versão do browser, foi a primeira a implementar CSS(Cascading Style Sheets), introduziu ainda muitas novidades na altura como Java applets e controlos ActiveX.

1997: Internet Explorer 4

  • A versão 4 deste browser introduziu um “layout engine” – motor de disposição – que podia ser usado por outras aplicações, isto foi bem mais importante do que algumas pessoas pensam.
  • Esta versão também introduziu HTML dinâmico, que permite às páginas mudar o seu aspecto de forma dinâmica usando JavaScript.

Para quem não sabe, a versão 4 podia ser instalada em Mac OS !

1999: Internet Explorer 5.x

  • A Microsoft inventou o Ajax, foi nesta versão que foi introduzido o XMLHttpRequest do JavaScript, que está bem escondida em várias aplicações que ainda usamos em 2017, como o Gmail.

Sabe porque a maioria dos utilizadores evitar o Internet Explorer? Descubra aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO

Leia também

WhatsApp recebe uma mega-novidade que todos querem!

O WhatsApp prepara-se para receber uma mega-novidade que todos querem! De facto, é talvez a que vai dar mais jeito a quem utiliza esta...

GTA VI poderá mesmo ser lançado em 2023! Mas porquê?

GTA VI é claramente um dos jogos mais esperados de todos os tempos. Afinal de contas, GTA V chegou ao mercado há praticamente 7...

Super Mario 64: já pode instalar num smartphone Android!

O Super Mario 3D All-Stars chegou e dá-nos acesso aos primeiros três jogos de plataformas da série. Dito isto, levamos para casa o Super...

(Última Hora) Salvação da Huawei pode ser a AMD!?

As coisas não estão mesmo nada fáceis para a Huawei, com a gigante Chinesa a ficar sem alternativas para se manter como uma das...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...