Se está a utilizar o Internet Explorer ou conhece alguém que esteja, e aqui estamos a falar do IE e não do novo Edge, então será uma boa ideia mudar rapidamente para outro browser.
É que um grupo de criminosos começou a explorar ativamente uma nova falha no IE para infectar computadores com malware. Uma equipa de investigadores de segurança da empresa Qihoo 360’s Core referiu à ZDNet que “esta ameaça ao IE já está a ser utilizada de forma global”.
A vulnerabilidade está a ser explorada através de um documento do office infectado e que vem com algo denominado de “double-kill”.
Para que o malware seja ativado, os utilizadores têm de estar a utilizar o Internet Explorer e optarem por abrir o ficheiro infectado do Office. A partir desse momento, o malware utiliza uma técnica já conhecida para contornar o mecanismo de Controlo de Conta do Utilizador, ou seja, aquela janela que supostamente impede a execução de scripts não verificados.
O ataque exige que os utilizadores façam duas coisas que não deveriam: abrir ficheiros não verificados do Office e utilizarem o Internet Explorer. Apesar destes factos, esta equipa de investigadores está a solicitar à Microsoft que disponibilize um patch urgente para corrigir o problema.
Para além de eliminarem totalmente o Internet Explorer do computador, não há mais nada que os utilizadores possam fazer mais por agora.
Lembra-se quando saíram as primeiras versões do Internet Explorer?
1996: a versão 3
- Esta versão do browser, foi a primeira a implementar CSS(Cascading Style Sheets), introduziu ainda muitas novidades na altura como Java applets e controlos ActiveX.
1997: Internet Explorer 4
- A versão 4 deste browser introduziu um “layout engine” – motor de disposição – que podia ser usado por outras aplicações, isto foi bem mais importante do que algumas pessoas pensam.
- Esta versão também introduziu HTML dinâmico, que permite às páginas mudar o seu aspecto de forma dinâmica usando JavaScript.
Para quem não sabe, a versão 4 podia ser instalada em Mac OS !
1999: Internet Explorer 5.x
- A Microsoft inventou o Ajax, foi nesta versão que foi introduzido o XMLHttpRequest do JavaScript, que está bem escondida em várias aplicações que ainda usamos em 2017, como o Gmail.
Sabe porque a maioria dos utilizadores evitar o Internet Explorer? Descubra aqui.