Alerta! Esta comida só aguenta este tempo no frigorífico!

Muitas vezes não ligamos a determinadas coisas mas o problema é que a sua saúde pode ficar em risco. De facto, mesmo os alimentos mais simples, se não cumprir determinadas regras, podem levar a situações muito graves. O frango, por exemplo, que é uma carne básica obedece a algumas regras importantes. Assim muito cuidado porque esta comida só aguenta este tempo no frigorífico.

Alerta! Esta comida só aguenta este tempo no frigorífico!

É verdade que o frango é uma fonte saudável e deliciosa de proteínas. No entanto tem um elevado risco de contaminação bacteriana. É por isso que prepará-lo, armazená-lo e cozinhá-lo corretamente é importante – caso contrário, pode tornar-se numa fonte de doenças de origem alimentar.

Guardar o frango no seu frigorífico é conveniente, mas muitas pessoas não sabem durante quanto tempo podem refrigerar o frango em segurança.

Quanto tempo dura o frango no frigorífico?

De acordo com os especialistas o frango cru pode ser conservado no seu frigorífico durante cerca de 1 a 2 dias. O mesmo se aplica ao peru cru e a outras aves. Entretanto, o frango cozinhado pode durar no frigorífico cerca de 3 a 4 dias.

Guardar o frango no frigorífico ajuda a retardar o crescimento bacteriano, uma vez que as bactérias tendem a crescer mais lentamente a temperaturas inferiores a quarenta graus.

Alerta! Esta comida só aguenta este tempo no frigorífico!

Além disso, a melhor forma de armazenar é num recipiente que não tenha orifícios, para evitar que os seus sucos vazem e contaminem outros alimentos. O frango cozinhado deve ser refrigerado num recipiente hermético.

Se precisar de guardar o frango durante mais do que alguns dias, é melhor guardá-lo no congelador.

Os pedaços de frango cru podem ser guardados no congelador até 9 meses, enquanto um frango inteiro pode ser congelado até 1 ano. O frango cozinhado pode ser guardado no congelador durante 2 a 6 meses.

Resumidamente, o frango cru pode durar no seu frigorífico durante 1 a 2 dias, enquanto o frango cozinhado pode durar no frigorífico durante 3 a 4 dias.

Como saber se o frango se estragou

Se deixou o frango no frigorífico durante mais do que alguns dias, é possível que se tenha estragado.

Vamos explicar-lhe como pode fazer esta verificação:

Passou a data de validade: É mais provável que o frango – cru e cozinhado – que tenha passado a data de validade se tenha estragado.

Alterações na cor: O frango cru e cozinhado que começa a ficar com uma cor cinzento-esverdeada está estragado. Manchas de bolor cinzento a verde indicam crescimento bacteriano.

Cheiro: Tanto o frango cru como o cozinhado emitem um cheiro ácido que se assemelha a amoníaco quando se estragam. No entanto, este cheiro pode ser difícil de notar se o frango tiver sido marinado com molhos, ervas ou especiarias.

Alerta! Esta comida só aguenta este tempo no frigorífico!

Textura: O frango que tem uma textura viscosa está estragado. Passar o frango por água não vai destruir as bactérias. Pelo contrário, ao fazê-lo pode espalhar as bactérias das aves para outros alimentos, utensílios e superfícies, causando contaminação cruzada.
Se suspeitar que o frango no seu frigorífico se estragou, deite-o fora.

Os riscos de comer frango estragado

Comer frango estragado pode causar intoxicação alimentar que pode causar sintomas desconfortáveis e por vezes perigosos, incluindo febre alta, arrepios, náuseas, vómitos, diarreia, fezes com sangue e desidratação. Em alguns casos, a intoxicação alimentar grave pode exigir hospitalização e até levar à morte.

Se suspeitar que o seu frango está estragado, não o coma. É sempre melhor deitar fora.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também