Agosto foi negro para a AMD no mercado de processadores

Novo mês, novo Steam Hardware Survey! Um relatório que obviamente não demonstra tudo o que se está passar no mundo do PC Gaming, mas que dá uma excelente ajuda a determinar o que afinal muda ou não muda ao longo do ano.

Dito tudo isto, Agosto parece ter sido terrível para a AMD. Curioso, visto que a empresa tem tido um ano de 2021 muito interessante. Afinal de contas, a quota de mercado no mundo dos processadores, na Steam, baixou 1.88% para 27.31%, o ponto mais baixo da empresa este ano. Entretanto, como se isto não fosse suficiente, as suas placas Radeon RX 6000 continuam a ser demasiado escassas, para sequer serem assinaladas nas tabelas.

Agosto foi negro para a AMD no mercado de processadores

radeon, amd, rx 6000

Portanto, Agosto foi mau para a AMD, e aparentemente excelente para a Intel e NVIDIA.

Ao fim ao cabo, enquanto a AMD apresentou dificuldades nos processadores, e continua sem fazer mossa no mundo das placas gráficas, a Intel parece começar a ganhar algum ritmo nas vendas de CPUs. Entretanto, a NVIDIA aproveitou a situação para meter a RTX 2060 mais próxima da posição de “Placa gráfica mais popular do mercado.”

O que aconteceu?

Bem, durante todo o ano de 2021, a AMD tem vindo a ganhar terreno relativamente à Intel, tendo conseguido ultrapassar os 30% de quota de mercado em Maio. No entanto, depois dos 30%, a tendência de crescimento terminou, do nada, sem grandes razões a explicar tal fenómeno.

Algo bastante curioso, visto que além da queda dos 30% para os atuais 27.31%. A AMD também perdeu algumas posições no top 10 dos processadores mais vendidos na Amazon.

Sim, é verdade que a AMD tem tido mais problemas de stock, em comparação à rival Intel. (Tudo graças à grande dependência da AMD às linhas de 7nm da TSMC.) Ainda assim, é estranho ver a Intel com 4 processadores no top 10 da Amazon, nesta altura do campeonato, quando a AMD anda a dominar essa lista há mais de um ano.

Entretanto, noutras notícias, a RTX 2060 continua a crescer, olhando com olhos gulosos para a posição de placa mais popular do mercado (1.35%). Uma subida que pode ser facilmente explicada pela aposta da NVIDIA na produção desta placa de gama média, quando a crise de chips se intensificou.

Além da RTX 3060, a NVIDIA também apresenta um bom crescimento em toda a sua gama RTX 30. Por outro lado, as RX 6000 da AMD continuam sem conseguir ultrapassar a percentagem mínima de 0.15%, de forma a serem assinaladas nas tabelas da Valve. (A placa com mais percentagem é a RX 6700 XT com 0.12%)

Por fim, no campo dos sistemas operativos, o Windows 7 voltou a ganhar quota de mercado, marcando presença em 8.68% de todos os PCs a participar no Survey.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!