Novo mês, novo Steam Hardware Survey! Um relatório que obviamente não demonstra tudo o que se está passar no mundo do PC Gaming, mas que dá uma excelente ajuda a determinar o que afinal muda ou não muda ao longo do ano.
Dito tudo isto, Agosto parece ter sido terrível para a AMD. Curioso, visto que a empresa tem tido um ano de 2021 muito interessante. Afinal de contas, a quota de mercado no mundo dos processadores, na Steam, baixou 1.88% para 27.31%, o ponto mais baixo da empresa este ano. Entretanto, como se isto não fosse suficiente, as suas placas Radeon RX 6000 continuam a ser demasiado escassas, para sequer serem assinaladas nas tabelas.
Agosto foi negro para a AMD no mercado de processadores
Portanto, Agosto foi mau para a AMD, e aparentemente excelente para a Intel e NVIDIA.
Ao fim ao cabo, enquanto a AMD apresentou dificuldades nos processadores, e continua sem fazer mossa no mundo das placas gráficas, a Intel parece começar a ganhar algum ritmo nas vendas de CPUs. Entretanto, a NVIDIA aproveitou a situação para meter a RTX 2060 mais próxima da posição de “Placa gráfica mais popular do mercado.”
O que aconteceu?
Bem, durante todo o ano de 2021, a AMD tem vindo a ganhar terreno relativamente à Intel, tendo conseguido ultrapassar os 30% de quota de mercado em Maio. No entanto, depois dos 30%, a tendência de crescimento terminou, do nada, sem grandes razões a explicar tal fenómeno.
Algo bastante curioso, visto que além da queda dos 30% para os atuais 27.31%. A AMD também perdeu algumas posições no top 10 dos processadores mais vendidos na Amazon.
Sim, é verdade que a AMD tem tido mais problemas de stock, em comparação à rival Intel. (Tudo graças à grande dependência da AMD às linhas de 7nm da TSMC.) Ainda assim, é estranho ver a Intel com 4 processadores no top 10 da Amazon, nesta altura do campeonato, quando a AMD anda a dominar essa lista há mais de um ano.
Entretanto, noutras notícias, a RTX 2060 continua a crescer, olhando com olhos gulosos para a posição de placa mais popular do mercado (1.35%). Uma subida que pode ser facilmente explicada pela aposta da NVIDIA na produção desta placa de gama média, quando a crise de chips se intensificou.
Além da RTX 3060, a NVIDIA também apresenta um bom crescimento em toda a sua gama RTX 30. Por outro lado, as RX 6000 da AMD continuam sem conseguir ultrapassar a percentagem mínima de 0.15%, de forma a serem assinaladas nas tabelas da Valve. (A placa com mais percentagem é a RX 6700 XT com 0.12%)
Por fim, no campo dos sistemas operativos, o Windows 7 voltou a ganhar quota de mercado, marcando presença em 8.68% de todos os PCs a participar no Survey.