O grande objetivo da Apple com a integração de Inteligência Artificial nos seus smartphones é conseguir fazer processamento local, em vez de contar com servidores que ninguém sabe muito bem onde estão. Mas, isto é mais giro dizer, do que fazer. Sendo exatamente por isso que a Apple Intelligence, o motor de IA da Apple, está atrasado, e além de não trazer todas as funcionalidades ativas na altura do seu lançamento, não vai acompanhar a chegada dos iPhone 16 ao mercado.
Por isso, para tentar corrigir algumas das dificuldades e problemas que têm vindo a aparecer, a Apple decidiu atirar dinheiro para cima da “coisa”. Mais concretamente, a Apple está muito interessada num investimento na OpenAI, um pouco à imagem daquilo que a Microsoft fez há alguns meses atrás, e entretanto resultou no lançamento do Copilot.
Agora é a vez da Apple. O ChatGPT vai de vento em popa!
Portanto, antes do lançamento do Apple Intelligence, que apenas deverá chegar ao mercado mais para o final do ano, com a versão iOS 18.1 do Sistema Operativo da gigante Norte-Americana, vários rumores apontam para uma Apple muito interessada em criar uma relação mais forte com a OpenAI, a empresa responsável pelo muito famoso ChatGPT, que entretanto também serve de base ao Copilot da Microsoft.
Vai ser um investimento tal, que o valor de mercado do ChatGPT pode vir a bater nos 100 mil milhões de dólares. Ainda assim, faz sentido que a Apple queira financiar a empresa que provavelmente irá melhorar a forma como os utilizadores do iPhone tiram partido da Apple Intelligence, uma vez que a própria plataforma da empresa ainda está muito “verde”.
Isto também caí em linha com aquilo que a Apple disse durante a apresentação da WWDC 2024. Ou seja, quando a sua plataforma Intelligence não for suficiente para os utilizadores, estes poderão permitir que o ChatGPT faça “a sua magia”. Isto de forma a melhorar a sua experiência.
Vamos ver o que isto vai dar. Mas… Começo a pensar na OpenAI como o cofre de moedas e notas do Tio Patinhas. Que subida absurda de valorização!