Durante semanas, a comunidade de PC andou em alvoroço com relatos de SSDs que deixavam de ser reconhecidos ou causavam falhas graves após a mais recente grande atualização do Windows 11.
A culpa parecia ser da Microsoft, como é tantas vezes. Mas, no final do dia, a história é bem diferente.
O bug que assustou a comunidade! Um SSD morto é um tema complicado. Especialmente quando precisa do PC para trabalhar.
Portanto, a atualização KB5063878 ficou marcada por relatos de utilizadores que viam o seu SSD desaparecer do sistema, ou levavam o Windows a bloquear sem aviso. O problema parecia sério, sendo algo que levantou questões sérias à volta da Microsoft, ou até de algumas fabricantes de componentes.
Mas…
Um grupo de entusiastas de PCs em Taiwan decidiu investigar.
Assim, testaram SSDs que apresentavam falhas, como o Corsair Force Series MP600 2TB e o Silicon Power US70 2TB, e chegaram a uma conclusão inesperada. Todos tinham sido enviados com firmware de pré-produção, também chamado “engineering preview firmware”.
A confirmação da Phison
Entretanto, a própria Phison, fornecedora de controladores de memória, confirmou que os SSDs problemáticos estavam a correr firmware de teste, usado antes da versão final de produção. Ou seja, não eram unidades de consumo, mas sim modelos distribuídos a media e reviewers, principalmente no Japão, aquando do lançamento do chipset AMD X570 em 2019.
Segundo a Phison, quando repetiram os testes com SSDs de consumo, atualizados com firmware final, não houve falhas.
Culpa de quem?
O que aconteceu foi simples.
Algumas unidades enviadas para testes de imprensa nunca receberam a atualização de firmware através do Corsair Toolbox, e assim ficaram vulneráveis.
Ou seja, estas versões nunca chegaram ao público em geral, mas como estavam nas mãos de reviewers, os relatos espalharam-se rapidamente e criaram a perceção de que qualquer utilizador poderia ser afetado.
O que fazer agora?
Se tens um SSD Corsair ou outro modelo baseado em controladores Phison, a recomendação é… Verifica se o firmware está atualizado. A Corsair disponibiliza ferramentas oficiais para o efeito, não sendo muito complicado fazer a atualização.
Conclusão
Não foi a Microsoft que lançou uma atualização “assassina de SSDs”. O problema estava em hardware com firmware experimental, que nunca devia ter ficado esquecido durante tantos anos.
Acontece, mas tem piada ter visto tantos dedos à apontar para a Microsoft.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!