Agora é que acabou mesmo o Flash Player no Windows 10!

Como sempre desenvolvi sites, lembro-me bem do Macromedia Flash e de tudo o que podíamos fazer com ele. Marcou uma época e graças a ele nasceram muitas animações e sites bastante criativos para a altura. No entanto, tudo o que é bom acaba. Seja como for, a Microsoft já confirmou que vai remover o suporte para o Flash Player no próximo update para o Windows 10. A propósito disto, a Adobe também emitiu um aviso que alerta os utilizadores para o removerem de vez.

Agora é que acabou mesmo o Flash Player no Windows 10!

Em Setembro de 2020, a Microsoft confirmou que estava a trabalhar num update que iria remover o Flash Player do Painel de Controlo e de outras áreas. De facto, até publicou um update opcional chamado atualização para a remoção do Adobe Flash Player. Agora a remoção é mandatória a partir de 12 de Janeiro de 2021.

Flash Player Windows 10

A Adobe revela que o principal motivo prende-se com questões de segurança e é por esse motivo que os conteúdos Flash vão deixar de funcionar a partir da data que referi acima. Mesmo se não tiver removido o Flash Player.

Para além disso será também apagado do seu sistema devido ao Windows Update.

Claro que isto não vai afetar, por enquanto, os browsers onde o Flash vai continuar a estar integrado até ser removido pelos fabricantes. A propósito disto a Mozilla já confirmou que o Flash Player não vai estar incluído quando a versão 85 do Firefox for lançada. Algo que ocorre em Janeiro.

Entretanto a Microsoft e a Google também estão a planear desativar o Flash Player nos browsers Web baseados em Chromium. Ainda não se sabe é quando. Seja como for e apesar de acharmos que já ninguém usa o Flash Player, ainda há algumas pessoas que o utilizam no browser para jogar alguns títulos mais antigos e que ainda estão disponíveis na Internet.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Loja Portuguesa fez ‘leak’ aos preços da nova AMD Radeon RX 6600

Portugal também tem alguma expressão no mundo dos 'leaks'! Afinal de contas, já conhecemos os preços das novas placas gráficas de gama média-baixa da...

WhatsApp vai começar a devolver dinheiro aos utilizadores!

Já passou algum tempo desde que o WhatsApp passou a disponibilizar o serviço de pagamentos, apesar de ainda não estar cá. De facto, o...

iPhone 13 é igual ao 12 (e ao 11, e ao Xs, etc…). Porquê?

Verdade seja dita, desde o lançamento do iPhone X em 2017, que o design deste aparelho passou apenas por evoluções iterativas, com a revolução...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!