Agora é que acabou mesmo o Flash Player no Windows 10!

Como sempre desenvolvi sites, lembro-me bem do Macromedia Flash e de tudo o que podíamos fazer com ele. Marcou uma época e graças a ele nasceram muitas animações e sites bastante criativos para a altura. No entanto, tudo o que é bom acaba. Seja como for, a Microsoft já confirmou que vai remover o suporte para o Flash Player no próximo update para o Windows 10. A propósito disto, a Adobe também emitiu um aviso que alerta os utilizadores para o removerem de vez.

Agora é que acabou mesmo o Flash Player no Windows 10!

Em Setembro de 2020, a Microsoft confirmou que estava a trabalhar num update que iria remover o Flash Player do Painel de Controlo e de outras áreas. De facto, até publicou um update opcional chamado atualização para a remoção do Adobe Flash Player. Agora a remoção é mandatória a partir de 12 de Janeiro de 2021.

Flash Player Windows 10

A Adobe revela que o principal motivo prende-se com questões de segurança e é por esse motivo que os conteúdos Flash vão deixar de funcionar a partir da data que referi acima. Mesmo se não tiver removido o Flash Player.

Para além disso será também apagado do seu sistema devido ao Windows Update.

Claro que isto não vai afetar, por enquanto, os browsers onde o Flash vai continuar a estar integrado até ser removido pelos fabricantes. A propósito disto a Mozilla já confirmou que o Flash Player não vai estar incluído quando a versão 85 do Firefox for lançada. Algo que ocorre em Janeiro.

Entretanto a Microsoft e a Google também estão a planear desativar o Flash Player nos browsers Web baseados em Chromium. Ainda não se sabe é quando. Seja como for e apesar de acharmos que já ninguém usa o Flash Player, ainda há algumas pessoas que o utilizam no browser para jogar alguns títulos mais antigos e que ainda estão disponíveis na Internet.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também