O Windows 8 tem sido bem aceite pelos utilizadores, porém alguns revelam dificuldades na sua utilização, especialmente pelas muitas novidades introduzidas na interface. Uma delas e que muita falta faz a diversos utilizadores é o popular botão Iniciar que deixou de existir no Windows 8, depois de 20 anos a fazer furor nos sistemas operativos Microsoft. Felizmente que para a resolução deste problema, diversos fabricantes têm desenvolvido alternativas que se integram com o sistema operativo e que trazem de volta o saudoso botão. Nas próximas linhas vamos indicar-lhe que aplicações pode usar.

Classic Shell

classicshell

O Classic Shell é um programa open-source e gratuito que dá ao utilizador a possibilidade de ter no Windows 8, o menu Iniciar do Windows 98, XP, Vista ou 7. Para além de colocar o botão iniciar na barra inferior disponibiliza ainda outra funcionalidades e definições que o utilizador pode usar para personalizar o Windows 8 ao seu gosto. Porém tenha cuidado a instalar este programa, dado que não substitui apenas o menu Iniciar e pode acabar por ficar com o IE clássico bem como o explorador.

Descarregar http://classicshell.sourceforge.net/index.html

Pokki

pokki

Enquanto o Classic Shell tenta replicar o aspecto geral do Windows 7, o Pokki adiciona um menu adicionar com um estilo mais original. Por defeito o Pokki configura o arranque do Windows 8 para ir directo para o ambiente de trabalho e existe ainda uma opção para desactivar os Hot Corners. A aplicação é totalmente grátis.

Descarregar https://www.pokki.com/windows-8-start-menu

Start8

start8

O Start8 entra já no grupo das aplicações pagas, cerca de 4 Euros, mas é sem dúvida uma das melhores. Embora semelhante ao Classic Shell, funciona melhor, é mais simples de usar e configurar e o menu iniciar parece vir integrado de raíz no Windows 8. Existem algumas opções interessantes como o a possibilidade de fazer aparecer o ecrã inicial Metro do Windows 8 na forma de um menu, ao invés de ocupar a totalidade do ecrã. É possível arrancar o sistema directamente para o ambiente de trabalho e desactivar os hotcorners.

Descarregar http://www.stardock.com/products/start8/download.asp

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.