Inicio Fora da Caixa Adeus Stephen Hawking: O mundo nunca te vai esquecer!

Adeus Stephen Hawking: O mundo nunca te vai esquecer!

A maior mente dos nossos tempos, o físico Stephen Hawking, morreu aos 76 anos depois de uma luta muito prolongada contra uma doença neuromotora.

Num comunicado, os seus filhos Lucy, Robert e Tim afirmaram estarem “profundamente entristecidos pelo fato de o amado pai ter falecido hoje

“Ele foi um grande cientista e um homem extraordinário cujo trabalho e legado vão persistir durante muitos anos. A coragem e persistência com o seu brilho e humor inspiraram pessoas em todo o mundo. O nosso Pai uma vez disse: – não seria um grande universo se não fosse o lar das pessoas que amamos. Nós vamos sentir falta dele para sempre “.

Stephen Hawking
Stephen Hawking com a sua esposa. FOTO: EPA/BORIS ROESSLER

Este inspirador cientista a quem não podemos deixar de prestar homenagem viveu muito mais décadas do que os médicos previam quando foi diagnosticada a esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) quando tinha apenas 21 anos.

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurológica degenerativa, progressiva e rara, sendo a forma mais frequente de Doença do Neurónio Motor (DNM). 

Na ELA, os neurónios motores (cabos eléctricos) que conduzem a informação do cérebro aos músculos do nosso corpo, passando pela medula espinhal, morrem precocemente. Como resultado, esses músculos, que são os que nos fazem mexer (músculos estriados esqueléticos), ficam mais fracos.

Mais informações acerca desta doença podem ser encontradas aqui.

Com uma perda quase total de controlo sobre cada músculo do seu corpo, ele só conseguia comunicar através de uma tecnologia que tinha sido adaptada de forma individual e que servia para ativar o teclado virtual do computador.

Apesar de todos estes contratempos, Stephen Hawking nunca cedeu ao desespero. Em vez disso, através dos seus pensamentos, abriu novos horizontes para a humanidade.

É verdade que a altura em que Hawking se apercebeu da doença não foi fácil. No entanto, voltou ao trabalho logo de seguida, conseguiu uma bolsa de estudos em Cambridge e casou-se com Jane Wilde, de quem teve três filhos.

Todo nós nos vamos lembrar de Stephen Hawking pelo seu trabalho inovador sobre as origens do universo, espaço e tempo e buracos negros.

Até sempre! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...