Adeus CyanogenMod, foi bom enquanto durou: Cyanogen encerra serviços


Por em

Aconteceu e já não era totalmente inesperado: a Cyanogen Inc. cortou definitivamente a linha vital da CyanogenMod.

Num anúncio no seu blogue, a empresa é peremptória: os serviços Cyanogen encerram-se a 31 de Dezembro. O código fonte, esse, continuará aberto para quem quiser continuar a desenvolvê-lo.

Quando a Cyanogen Inc. cancelou o Cyanogen OS em Outubro, levantaram-se dúvidas quanto à sobrevivência da Mod, esta última tendo uma maioria de contributo por parte da comunidade, não da empresa.

Já em Julho surgira a notícia de que a Cyanogen Inc. estaria a conduzir despedimentos de forma agressiva, principalmente na área do software, lançando dúvidas quanto à continuidade de CyanogenMod e Cyanogen OS. Steve Kondik negou por então qualquer risco para ambos e garantiu a sua continuidade.

Outubro e Dezembro mostram o valor de “garantias” verbais.

O que tudo isto significa é que qualquer avanço na CyanogenMod será exclusivamente por parte da comunidade de programadores, sem qualquer apoio ou suporte da empresa mãe. As actualizações poderão continuar a existir, evidentemente, mas a queda é colossal, para uma empresa que proclamava a total independência da Google em dois a três anos e que chegava com o ambicioso objectivo de roubar à Google a sua quota de mercado.

Mostra o quanto valem palavras e bravado.

Leia também

Ou veja mais notícias de outros

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Um Samsung Galaxy 8 com ecrã de 6 polegadas? Sim, é possível!

E o smartphone mais fácil de reparar em 2016 é o LG G5

Seguinte