O afamado ecrã azul da morte que provavelmente todos nós já vimos está prestes a desaparecer. Sim, o Blue Screen of Death, ou BSOD, que durante décadas assustou utilizadores de Windows sempre que algo corria mal, vai agora mudar. Vai desaparecer!
A Microsoft acabou com os erros? Óbvio que não. Apenas mudou de… cor.
Ou seja, com a chegada da atualização Windows 11 24H2, a Microsoft vai passar a apresentar o erro num ecrã preto, não azul. No fundo nada muda, continuas a ter uma interrupção forçada e um reinício inesperado, mas agora com um aspeto mais clean e alinhado com o design do Windows 11.
Porquê esta mudança? (Sem qualquer sentido)
Segundo a Microsoft, esta nova Black Screen of Death faz parte da iniciativa “Windows Resiliency Initiative”, que pretende reduzir tempos de inatividade e tornar os erros mais fáceis de interpretar.
Ou seja, o novo ecrã simplifica a mensagem, remove a carinha triste e apresenta uma barra de progresso com percentagem.
O objetivo é tornar tudo mais rápido e menos traumático. Segundo a empresa, a recolha de dados de erro está mais eficiente, e a maior parte dos utilizadores não deverá demorar mais de dois segundos até o sistema reiniciar.
Um toque nostálgico que vai desaparecer?
Para muitos, o BSOD é quase uma marca registada do Windows. Algo icónico, apesar de representar sempre más notícias.
Mas a verdade é que os tempos mudaram, e a Microsoft está mais preocupada em garantir fluidez e consistência visual do que em manter tradições cromáticas.
Ainda assim, há quem vá sentir falta daquele azul inconfundível. Por mais irritante que fosse, era um símbolo reconhecível em qualquer parte do mundo.
Quando chega?
A nova Black Screen of Death vai começar a ser distribuída já neste verão, para todos os dispositivos com a versão Windows 11 24H2. Assim, se usas Windows com frequência, é provável que acabes por vê-la mais cedo ou mais tarde. Esperemos que seja mesmo mais rápida… e menos dolorosa.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


