O gasóleo tem tido alguns dedos apontados sobretudo por questões relacionadas com a poluição e é por esse motivo que surgiu um aditivo concebido para ajudar a reduzir a emissão de óxidos de azoto nocivos nos gases de escape resultantes da queima de combustível diesel. Falamos em concreto do Adblue. O AdBlue foi concebido para ajudar a reduzir a emissão de NOx como parte de um processo de Redução Catalítica Selectiva. Na prática é uma tecnologia de pós-tratamento de emissões. Assim converte o NOx no fluxo de escape do motor diesel em azoto e vapor de água. Mas o que acontece se o AdBlue acabou e está a conduzir?
O que acontece se o AdBlue acabou e está a conduzir?
Dada a sua função, é óbvio que não quer que o seu motor a gasóleo funcione sem este liquído. Para além da bomba de gasolina, onde os preços podem flutuar tão drasticamente como a própria gasolina, pode comprar o AdBlue em vários pontos de venda a retalho.
Seja como for o importante é manter o depósito de Adblue cheio!
Não é inteiramente por querer limitar o impacto negativo do seu veículo de combustão de combustível fóssil no ambiente. Embora, para que fique claro, não haja qualquer hipótese de o seu motor a diesel passar num teste de emissões sem a ajuda do AdBlue no processo de Redução Catalítica Selectiva. Mas para além desta preocupação, alguns veículos nem sequer arrancam quando o depósito está seco.
Quanto aos veículos que estão a funcionar quando o depósito de AdBlue fica vazio, os perigos são reais. Assim podem incluir dificuldades de aceleração. Também podem levar a um sensor danificado e até mesmo um sistema de escape entupido. Com isto o grupo motopropulsor passa para o “modo de repouso” de limitação de velocidade e potência. Os dois últimos problemas exigirão provavelmente testes de diagnóstico e reparações dispendiosas para serem resolvidos. No entanto, com a maioria dos automóveis a oferecer sistemas de aviso prévio adequados para o alertar sobre níveis baixos de AdBlue não há razões para ficar sem ele.
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