Inicio Tutoriais Actualizar o tablet bq Maxwell Plus para Android 4.1 Jelly Bean

Actualizar o tablet bq Maxwell Plus para Android 4.1 Jelly Bean

A reinstalação do firmware e actualização, nos tablets bq é um procedimento relativamente simples. Permite repor o sistema operativo de uma forma limpa e desta forma, não só eliminar potenciais conflitos com alguma aplicação que entretanto tenhamos instalado como também voltarmos a ter o nosso tablet como quando o usámos pela primeira vez. Para além disso, pode também assegurar a migração para uma nova versão do sistema operativo Android, caso esteja disponível.

No procedimento de hard reset (aconselhado) todos os dados, configurações, contas, aplicações e ficheiros na memória interna serão eliminados. Se desejar deverá fazer uma cópia de segurança (backup) antes de efectuar este procedimento.

Algumas possibilidades:

[checklist]

  • Para algumas configurações do tablet e de algumas aplicações poderá usar a opção de guardar alguns dados associados à sua conta, nos servidores do Google; no tablet vá a Definições > Cópia de segurança e reposição > (Habilitar no menu à direita:) * Fazer uma cópia de segurança dos meus dados, e * Restauro automático.
  • Utilizar uma aplicação externa que escolher no Google Play para fazer as cópias de segurança (backups);
  • Ligar o tablet ao computador e copiar ficheiros (fotos, vídeos, documentos, …) que tenha na memória interna para o disco rígido do computador ou dispositivo externo de armazenamento (poderá usar também um serviço de armazenamento online (Cloud storage) para copiar os seus ficheiros, como o Google Drive, Skydrive, CloudPT, Dropbox, Amazon Cloud Drive.

[/checklist]

Hard reset (Reinstalação e Actualização)

Vai necessitar do seu tablet, computador e cabo micro/mini – USB. Terá também de descarregar o ficheiro que está disponível aqui.

1. No computador, descomprima o ficheiro

2. Ligue o tablet ao computador utilizando o cabo micro/mini USB.

3. Desligue o tablet.

4. Prima e mantenha pressionados os botões de ligar e aumentar o volume durante alguns segundos. Posteriormente deixe de carregar nos botões.

Atenção: Se o computador não reconhecer automaticamente o tablet, deverá instalar os controladores manualmente, indicando o caminho. Botão direito do rato sobre “Computador” > Propriedades > Gestor de dispositivos > Outros dispositivos > Dispositivo desconhecido > Botão direito do rato sobre o mesmo > Actualizar controlador > Escolher a opção de procurar o controlador no computador > Ir à pasta “Drivers” dentro do arquivo descomprimido no passo 1) em cima > Seleccionar a pasta do driver adequado ao seu sistema operativo. Depois da localizado clique em instalar (Poderá aparecer um alerta de segurança, deverá proceder à instalação na mesma, o driver foi verificado pela bq e é seguro instalar).

5. Depois do driver instalado correctamente (ou seja o dispositivo já não será desconhecido no Gestor de dispositivos); Voltar à pasta onde descomprimiu o ficheiro de firmware e executar a aplicação rk30update.exe (deve ser executada em modo de administrador).

6. Depois da aplicação abrir, confirmar que a opção “Loader” está seleccionada e clicar em “Format“. Aguardar pela mensagem de alerta OK e clicar em Aceitar. Em seguida clicar em “Update“. À direita aparecerá depois a mensagem “INFO: Run OK”.

7. O tablet reiniciará com o novo sistema operativo.

Antes de dar início a este processo é aconselhável que o seu tablet tenha mais de 50% de bateria.

Quer saber mais sobre o bq Maxwell Plus? Leia o teste aqui. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Patricia Fonseca
Viciada em tecnologia, entrou para a equipa em 2012 e é responsável pela Leak Business, função que acumula com a de editora da Leak. Não dispensa o telemóvel nem o iPod e não consegue ficar sem experimentar nenhum dispositivo tecnológico.

Leia também

Com problemas a entrar nos serviços da Microsoft? Não é o único!

Vários serviços populares da Microsoft têm sofrido problemas sérios nas últimas horas, onde claro está, temos de incluir as plataformas Office.com e Outlook.com. O...

Xiaomi Mi 10T/Pro/Lite: finalmente os preços estão na Internet!

Faltam apenas dois dias para a apresentação do Xiaomi Mi 10T e neste momento já conhecemos muitas coisas. Falo do design e também das...

Xiaomi Mi TV Lux: a super TV por um preço assombroso!

Há duas coisas que normalmente as pessoas que gostam da Xiaomi apreciam. Os smartphones e, claro está, as TVs. Eventualmente muitos poderão pensar, mas...

Nova temporada de The Witcher atrasou-se! Saiu um ator principal!

As várias séries que nos dias de hoje encontramos na Netflix acabam por ter no seu elenco diversos atores que fazem parte de vários...

Jogos PS Plus de Outubro? Veja estas opções!

Nos últimos dias, têm circulado na Internet uma série de rumores sobre quais poderão ser os jogos a fazer parte das tradicionais ofertas da...