Actualizar o tablet bq Maxwell Plus para Android 4.1 Jelly Bean


Por em

A reinstalação do firmware e actualização, nos tablets bq é um procedimento relativamente simples. Permite repor o sistema operativo de uma forma limpa e desta forma, não só eliminar potenciais conflitos com alguma aplicação que entretanto tenhamos instalado como também voltarmos a ter o nosso tablet como quando o usámos pela primeira vez. Para além disso, pode também assegurar a migração para uma nova versão do sistema operativo Android, caso esteja disponível.

No procedimento de hard reset (aconselhado) todos os dados, configurações, contas, aplicações e ficheiros na memória interna serão eliminados. Se desejar deverá fazer uma cópia de segurança (backup) antes de efectuar este procedimento.

maxwell-plus-03

Algumas possibilidades:

[checklist]

  • Para algumas configurações do tablet e de algumas aplicações poderá usar a opção de guardar alguns dados associados à sua conta, nos servidores do Google; no tablet vá a Definições > Cópia de segurança e reposição > (Habilitar no menu à direita:) * Fazer uma cópia de segurança dos meus dados, e * Restauro automático.
  • Utilizar uma aplicação externa que escolher no Google Play para fazer as cópias de segurança (backups);
  • Ligar o tablet ao computador e copiar ficheiros (fotos, vídeos, documentos, …) que tenha na memória interna para o disco rígido do computador ou dispositivo externo de armazenamento (poderá usar também um serviço de armazenamento online (Cloud storage) para copiar os seus ficheiros, como o Google Drive, Skydrive, CloudPT, Dropbox, Amazon Cloud Drive.

[/checklist]

Hard reset (Reinstalação e Actualização)

Vai necessitar do seu tablet, computador e cabo micro/mini – USB. Terá também de descarregar o ficheiro que está disponível aqui.

1. No computador, descomprima o ficheiro

2. Ligue o tablet ao computador utilizando o cabo micro/mini USB.

3. Desligue o tablet.

4. Prima e mantenha pressionados os botões de ligar e aumentar o volume durante alguns segundos. Posteriormente deixe de carregar nos botões.

Atenção: Se o computador não reconhecer automaticamente o tablet, deverá instalar os controladores manualmente, indicando o caminho. Botão direito do rato sobre “Computador” > Propriedades > Gestor de dispositivos > Outros dispositivos > Dispositivo desconhecido > Botão direito do rato sobre o mesmo > Actualizar controlador > Escolher a opção de procurar o controlador no computador > Ir à pasta “Drivers” dentro do arquivo descomprimido no passo 1) em cima > Seleccionar a pasta do driver adequado ao seu sistema operativo. Depois da localizado clique em instalar (Poderá aparecer um alerta de segurança, deverá proceder à instalação na mesma, o driver foi verificado pela bq e é seguro instalar).

5. Depois do driver instalado correctamente (ou seja o dispositivo já não será desconhecido no Gestor de dispositivos); Voltar à pasta onde descomprimiu o ficheiro de firmware e executar a aplicação rk30update.exe (deve ser executada em modo de administrador).

6. Depois da aplicação abrir, confirmar que a opção “Loader” está seleccionada e clicar em “Format“. Aguardar pela mensagem de alerta OK e clicar em Aceitar. Em seguida clicar em “Update“. À direita aparecerá depois a mensagem “INFO: Run OK”.

7. O tablet reiniciará com o novo sistema operativo.

Antes de dar início a este processo é aconselhável que o seu tablet tenha mais de 50% de bateria.

Quer saber mais sobre o bq Maxwell Plus? Leia o teste aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Uma pen USB que muda toda a sua música

Pioneer apresenta nova geração de sistemas Home Cinema

Seguinte