Anuncia na Leak comercial@leak.pt
AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

Aconteceu… Fartei-me do iPhone! E agora!?

por Nuno Miguel Oliveira
16 de Maio, 2026
em Especiais
Tempo de leitura: 3 minutos de leitura
0
iPhone, Xiaomi
Adicionar como fonte preferida na Google

Fartei-me do iPhone: Em 2026, a Apple parece ter descido uns degraus! – Passar a vida a analisar os melhores smartphones do mundo tem as suas vantagens, mas também traz uma enorme maldição… A perda do encanto pela tecnologia.

Depois de anos rendido ao ecossistema da Apple, o cenário mudou drasticamente este ano, e eu não estava à espera de tal coisa.

  • Oppo Find X9 Ultra vs iPhone 17 Pro: Quem ganha nas fotos?

Aconteceu… Fartei-me do iPhone! E agora!?

Segue a Leak na Pesquisa Google Aparece no teu Discover automaticamente
Adicionar →

Antes de mais nada, não sou um consumidor normal. Ao passar a vida a fazer análise a tudo e mais alguma coisa no mundo da tecnologia, tenho quase sempre a oportunidade de escolher o smartphone que quero que ande comigo no dia a dia.

Mas, há alguns anos, fartei-me completamente do lado Android da coisa. A Samsung andava a percorrer o caminho que hoje em dia ainda se mantém, a Xiaomi também não era brilhante no software e design, isto enquanto a HONOR ainda era uma sombra da HUAWEI, e a OPPO continuava com problemas de patentes na Europa.

Por isso, na altura, decidi dar o salto para um iPhone 15 Pro Max. E… foi brutal!

Uma autêntica lufada de ar fresco. O iOS funciona, as fotos são porreiras e os vídeos são os melhores do mercado. Depois saltei para o iPhone 16 Pro Max, e hoje em dia estou no iPhone 17 Pro. Atualizar todos os anos parece parvo (e é), mas para o trabalho que tenho faz sentido. No fim do dia, tenho de comparar o melhor com os melhores.

Mas o feeling que tinha de lufada de ar fresco… desapareceu em 2026. A culpa é do Xiaomi 17 Ultra e do OPPO Find X9 Ultra. E agora?

Normalmente, quando tenho de trocar de “daily driver” para testes, não vejo a hora de voltar para o meu iPhone 17 Pro. É meu, está configurado, e o ecossistema funciona muito bem. Mas, em 2026, a coisa mudou um bocadinho. O Xiaomi 17 Ultra chegou ao mercado com uma proposta extremamente interessante no campo do hardware, especialmente no lado da fotografia. Foi difícil dizer-lhe adeus.

Depois veio o OPPO Find X9 Ultra, que esteve nas minhas mãos um mês, e que tornou a coisa ainda mais complicada. É um smartphone que é caro, mas que é incrível em tudo. As fotografias então… é outro nível. Sim, há muito boa gente que diz que um bom smartphone substitui facilmente uma câmara dedicada, e é verdade. Mas o Ultra da Oppo substitui 99.9% das câmaras dedicadas, muitas delas muito mais caras que o smartphone.

Curiosamente, até o S26 Ultra fez mexer um bocadinho com a minha alma. Curioso, porque a Samsung ainda me detesta desde que critiquei o Galaxy Watch Ultra e o S25 Ultra.

No fim do dia, agora, voltei para o iPhone e sinto que me falta algo. Que me falta agilidade, dinâmica, qualidade fotográfica. Parece que desci uns quantos degraus nas escadas do mundo dos smartphones.

A minha visão: O comodismo da Apple está a pagar-se caro?

A Apple vendeu MUITO em 2025 e 2026. Mudou um bocadinho o design exterior, e acrescentou algumas coisas interessantes ao hardware. E isso chegou. Mas, para mim, começa a não chegar.

Nada é por acaso e o facto de a Apple continuar a lançar atualizações incrementais e “seguras” todos os anos acabou por criar um fosso gigante para a concorrência que arrisca no hardware puro. Quando voltas para o iPhone e sentes que desceste uns degraus, não é porque o iOS ficou pior, é porque a concorrência chinesa começou a entregar uma experiência de ecrã, carregamento e fotografia que faz o iPhone parecer um dispositivo de 2023.

Prepara a carteira (e o desapego), porque se a Apple não acordar no iPhone 18, o ecossistema fechado vai deixar de ser um porto seguro para passar a ser uma prisão tecnológica.

Newsletter Leak Grátis, semanal, sem spam
Subscrever →
Partilhar239EnviarPartilhar42PartilharSummarize
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigos relacionados

Foto do Cartão de Cidadão no telemóvel? Este é o verdadeiro risco

Esquece as filas: as 3 apps do estado que tens de instalar no telemóvel

por Bruno Fonseca
7 horas atrás

A tecnologia transformou radicalmente a nossa relação com a burocracia. As antigas manhãs perdidas em filas intermináveis nas Lojas do Cidadão são agora uma coisa do passado. Por...

Desligar a TV pela extensão elétrica pode dar muito mau resultado, A posição errada da extensão pode incendiar a tua casa (e já aconteceu)

Tens uma extensão com interruptor vermelho em casa? Cuidado

por Bruno Fonseca
13 horas atrás

A chegada dos dias de calor extremo obriga a ligar ventoinhas e aparelhos de ar condicionado em quase todas as divisões. A primeira solução que procuras é aquela...

Carregar o smartphone com luz solar. É possível?

por Nuno Miguel Oliveira
14 horas atrás

A ideia de ter um smartphone que nunca fica sem bateria porque o sol é o teu powerbank? Pois bem, com a evolução dos painéis solares portáteis, começaram...

Bagagem de mão: o que não podes levar no avião (e a confusão em 2026)

por Ana Oliveira
21 horas atrás

Poucas coisas estragam o início de umas férias como ficar retido na segurança do aeroporto a ter de deitar fora metade da mala de mão. Saber o que...

Deixar comentário
  • Sobre
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Termos e Condições
  • Política de Cookies
  • Contactos
Anuncia na Leak
comercial@leak.pt

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Adicionar como fonte preferida na Google Seguir a Leak na Google
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Especiais
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
    • Tech
    • Retro
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções

Leak@2026 - Todos os direitos reservados