Acha que os HDD estão mortos? Está muito enganado!

Hoje em dia, prefiro nem sequer ter um HDD no meu computador, preferindo um SSD SATA III de 2.5” com grandes capacidades de armazenamento para complementar as soluções PCIe NVMe de alta velocidade.

Sim, é obviamente uma solução mais cara, mas o preço dos SDD desceu tanto nos últimos anos que acredito muito sinceramente que a grande maioria dos consumidores não ganha nada em ter uma drive mecânica na sua máquina do dia a dia. Especialmente se não precisa realmente deste tipo de armazenamento puro e duro.

Dito isto, a verdade é que os HDD estão muito longe de estar ‘mortos’… Afinal de contas, as fabricantes de referência estão a apostar tudo na capacidade de armazenamento, o que claro está, poderá mudar um pouco as coisas a médio-longo prazo.



Acha que os HDD estão mortos? Está muito enganado!

HDD estão mortos?

Portanto, a guerra do armazenamento continua bem viva, apesar da grande vantagem que o mundo dos SSDs já tem do seu lado, tudo graças à sua velocidade e preços cada vez mais baixos.

Ainda assim, apesar da queda significativa no preço por gigabyte no lado dos SSDs, aqui, os HDDs ainda levam vantagem… E pelos vistos, é uma vantagem que vai ficar ainda maior e mais pesada, tudo graças ao esforço das fabricantes no aumento da capacidade de armazenamento. Ao fim ao cabo, os HDDs com designs de ’10 pratos’ já começam a ser uma realidade no mercado!



O que acha de um disco com 20, 22 ou 24TB? Apelativo não é? Estão prestes a ser uma realidade!

Pois bem, nos últimos anos, os fabricantes de HDDs têm optado por testar novas tecnologias para a gravação de informação no disco magnético. O que curiosamente até meteu algumas marcas em problemas legais, devido ao facto dos clientes quererem armazenamento, mas também segurança para os seus dados armazenados.

Assim, em vez de produzirem HDDs com técnicas arriscadas de gravação, as fabricantes estão agora a aumentar o número de ‘pratos’ dentro da drive. É por isso que a Seagate irá lançar as primeiras unidades com 20TB de capacidade ainda em 2020, utilizando partes de vidro em vez de alumínio.

E isto é só o início! Visto que as primeiras drives de 24TB deverão chegar ao mercado em 2021 ou 2022, com planos para chegar aos 50TB até 2025.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub