E se pudesse ter todas as informações sobre o ensino superior no seu telemóvel, dispensando toda a papelada e horas de investigação que geralmente são necessárias para quem quer obter as mais variadas informações sobre este assunto?

E se pudesse obter todas as informações geo-localizadas?

Foi para dar resposta a estas duas questões que nasceu a aplicação Academia, desenvolvida em Portugal e que está disponível gratuitamente para iPhone, iPad e dispositivos Android.

Esta aplicação destaca-se logo à partida pela base de dados muito completa onde estão presentes cursos, instituições de ensino, universidades ou politécnicos (públicos e privados) em Portugal. No fundo, são cerca de 200 mil dados estatísticos relativos ao acesso ao ensino superior dos últimos 4 anos.

O utilizador pode optar pela selecção do curso, mestrado, licenciatura ou cet, que procura entre os 750 cursos activos para 2012/13, e entre as cerca de 300 instituições de ensino em Portugal (Universidades e Politécnicos).

É possível também a pesquisa e navegação pela informação dos cursos por áreas de estudo (ciências, economia, tecnologia, engenharia, etc) bem como por região geográfica.

Para que possa encontrar o que procura de uma forma mais eficaz, está disponível um motor de busca avançado que permite utilizar diversos filtros que vão desde o limite da média de acesso do curso, passando pela área de estudo ou até pela distância em km da instituição pretendida.

Mas existe mais informação para além do Ensino Superior. Assim e para quem ainda não tem o 12º ano concluído, este programa permite escolher um das centenas de cursos de especialização tecnológica (CET).

Se ainda não tens o 12º ano concluído, Academia permite-te escolher um das centenas de cursos de especialização tecnológica (CET), podendo na maior parte dos casos após conclusão do CET teres acesso directo a um curso de ensino superior.
Academia é a aplicação que faz falta a qualquer estudante que pretende aceder ao ensino superior e um excelente guia para os pais dos futuros caloiros!

Apresentações à parte vamos ficar a conhecer um pouco mais sobre a interface desta aplicação.

O menu encontra-se dividido em 5 secções diferentes, nomeadamente, Cursos, Perto de Mim, Favoritos, Para mim e a opção Mais que dá acesso a outras informações complementares.

Em Cursos o utilizador pode como foi referido navegar por localização, área de estudos, instituição e pesquisa geral. Deste modo o utilizador pode encontrar exactamente a informação que procura e com toda a facilidade.

Na opção perto de mim é utilizado o serviço de localização do próprio telemóvel para que o utilizador fique a saber rapidamente tudo o que se encontra perto dele, no que concerne a Estabelecimentos de Ensino Superior.

A opção Favoritos dispensa praticamente apresentações dado que o próprio nome nos indica para que serve.

Na opção para mim entram em jogo os filtros que nos irão ajudar a encontrar as potenciais instituições disponíveis de acordo com a área de estudos, grau de ensino, tipo de ensino, localização e ainda jogando com o factor média.

Por fim temos acesso a informações sobre esta aplicação e sobre as condições de acesso que na altura que testámos esta aplicação ainda não estavam disponíveis visto que são normalmente disponibilizadas pela DGES durante este mês.

Esta é uma aplicação verdadeira interessante e mostra que os portugueses são bons naquilo que fazem. Está disponível gratuitamente para iOS e Android, o que a torna ainda mais apetecível Se está a preparar-se para ingressar no ensino superior ou está no secundário e gosta de pensar um pouco sobre a sua vida futura, então é obrigatório levar a Academia consigo para todo o lado.

iTunes:
http://itunes.apple.com/pt/app/academia/id519777595?l=pt

Android :
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.onionsoup.academia

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.