Android: atenção se abriu esta SMS falsa tem de agir agora!

Hoje em dia todo o cuidado é pouco. Assim e quando menos esperamos, lá temos uma SMS falsa e se cairmos no esquema a nossa vida pode ficar virada do avesso. Assim, para além de os criminosos passarem a ter acesso a todos os nossos dados, ainda podemos estar a subscrever serviços muito caros e que vão traduzir-se numa conta enorme no final do mês. Seja como for há coisas a que tem de estar atento e há formas de resolver o problema. Mesmo que, sem querer, tenha carregado num link que não devia devido à SMS falsa destinada aos sistemas Android.

Android: atenção se abriu esta SMS falsa tem de agir agora!

A ameaça mais perigosa que anda a circular na Internet chama-se Flubot. Tem a particularidade de afetar apenas smartphones Android. Assim quem tem um iPhone pode estar descansado.

android, jornalistas spyware ativistas

A primeira forma de proteção é garantir que o seu smartphone Android está configurado para não permitir a instalação de apps provenientes de programadores desconhecidos. De facto isto é um forma muito eficaz de fechar a porta a muitas ameaças. Aliás é por esse motivo que as ameaças mais recentes lhe dizem para desativar esta função.

Android atualizar o smartphone, Android SMS Falsa

No caso do Android 8 ou superior tem de ir a Definições, Apps, Acesso Especial, Instalar apps desconhecidas. Certifique-se que esta opção está desativada. A forma de lá chegar pode variar de acordo com a interface que estivermos a usar. No caso do Android 7 e versões anteriores temos de ir a Definições, Segurança e certificarmo-nos que a opção fontes desconhecidas está desativada.

Carregou no link que vem na SMS? Calma

Se carregou no link que vem na mensagem de texto mas não descarregou qualquer app a boa notícia é que não está em risco. O Flubot só é ativado assim que descarrega a app ligada ao link no pop-up. O link na SMS só o leva para a janela que tenta convencer a descarregar a aplicação perigosa. Seja como for as agências de segurança recomendam que altere as suas palavras-passe, mesmo que tenha carregado apenas na SMS e seguido o link sem instalar nada.

Se por algum motivo deu um clique na ligação e descarregou a aplicação maliciosa, pode fazer um restauro de fábrica completo ao seu smartphone ou restaurar tudo a partir de um backup não infectado.

Depois convém que faça algumas coisas. Por exemplo, certifique-se de mudar as passwords de todas as contas que tinha ligadas no seu smartphone. Todas as redes sociais, apps que o requerem, tudo. Veja também os extratos do cartão de crédito para perceber se houve algum movimento suspeito.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.