Cuidado! Está a abrir a sua rede Wi-Fi a quem não deve!

Garantir a segurança da sua rede Wi-Fi não é muito difícil. No entanto, temos de ter atenção a algumas coisas. É que por vezes sem nos apercebermos estamos a abrir a rede Wi-Fi a quem não deve e infelizmente só nos apercebemos tarde mais. As principais razões porque isto acontece são duas. Desconhecimento ou falta de tempo. No entanto vamos dizer-lhe o que tem de fazer agora mesmo para manter a porta que dá acesso à sua rede bem fechada.

Cuidado! Está a abrir a sua rede Wi-Fi a quem não deve!

Há quanto tempo tem o seu router?

Ninguém gosta de desperdiçar dinheiro, e se o seu router parece estar a funcionar bem, substituí-lo parece algo desnecessário. No entanto, não é porque ele funciona, que deve utilizá-lo até ele deixar de dar. Isto porque pode estar a atrasar muito o seu acesso à Internet e a criar outros problemas.

Não só o hardware antigo é mais lento e oferece uma pior experiência de utilização, mas a um certo ponto também deixam de receber atualizações de firmware. Isto significa que não há patches ou atualizações de segurança. Isto torna as pessoas num alvo fácil para as ameaças que estão sempre a varrer a Internet inteira à procura de uma vítima. Assim se o seu router for mesmo antigo substitua-o. Se pertencer ao operador contacte-o e verifique a possibilidade de trocar por um novo modelo.

Atualize o firmware do router

Se não tiver o seu router definido para aplicar atualizações automaticamente ou nunca as verificar e aplicar, pode estar a perder melhorias de desempenho e atualizações de segurança. É que estes updates são mesmo importantes. Não só o router será corrigido contra novas vulnerabilidades de segurança como até poderá ficar mais rápido.

- Advertisement -

Router: vale a pena esconder o nome da sua rede Wi-Fi?, rede wi-fi do router

Coloque o router numa posição central

A segurança da rede começa com uma configuração inteligente. Se possível, coloque o seu router no centro da sua casa. Os routers enviam sinais sem fios em todas as direções, por isso, estrategicamente, colocar o seu router numa localização central ajudará a manter a sua ligação nos limites da sua casa. Para além disso até podemos conseguir ter melhor sinal em determinadas divisões.

rede wi-fi do router

Algumas pessoas mesmo que tenham a possibilidade de colocar o router numa parte mais central da casa por terem as ligações necessárias, preferem colocá-lo num canto da sala ou num sítio onde fica esteticamente melhor mas mais perto da parede que dá acesso à casa do vizinho. Isto é um erro. Não só estamos a tentar outras pessoas a terem acesso à nossa Internet como acabamos por ter falhas de ligação em determinados pontos da casa. Assim evite fazer isto.

Verifique os dispositivos ligados

Inspecione frequentemente os dispositivos ligados à sua rede e verifique se sabe quais são. Se alguma coisa parecer suspeita, mude de imediato a palavra-passe de acesso ao Wi-Fi. Depois de alterar a password, terá de voltar a ligar todos os seus dispositivos. Seja como for mais vale isto do que andarem a utilizar de forma abusiva a sua Internet.

Não deixe que os vizinhos vejam a sua rede

De acordo com as normas IEEE 802.11, todas as redes sem fios devem ter um identificador que os dispositivos usam para se ligarem ao Router. Isto é chamado de identificador conjunto de serviço, geralmente abreviado para SSID. Um SSID é apenas a forma técnica de dizer “nome da rede Wi-Fi”.

Router: vale a pena esconder o nome da sua rede Wi-Fi?, rede wi-fi do router

Os routers transmitem constantemente um sinal. Na prática uma transmissão que contém informações sobre a rede. Inclui o SSID e destina-se a anunciar que esta rede existe.

É uma espécie do router dizer ao mundo “Aqui estou eu!”. É assim que o smartphone, o portátil e outros equipamentos sabem da existência da rede. Mas dá para esconder. Todos os routers possuem essa opção. Normalmente está sempre ao pé daquela que permite configurar a rede. Ou surge em português com a designação esconder SSID ou em inglês Hide SSID.

Altere os dados de administração

Uma pesquisa rápida online pode revelar os nomes de utilizador e palavras passe por defeito para quase qualquer marca de router e combinação de modelos. Se não alterar isto, todas as outras definições de segurança são em vão.

Verifique se está a utilizar protocolos modernos. Em vez de tentar esconder a sua rede e esperar que ninguém a veja, deve proteger o tráfego do seu router encriptando-o com uma palavra-passe forte. Veja também o protocolo que está a utilizar.

Desative as funcionalidades WPS e UPnP. Estas são funcionalidades convenientes sobretudo para quem joga online. No entanto têm muitas vulnerabilidades de segurança, por isso recomendamos desligá-las o mais rápido possível. Isto é importante para não correr o risco de abrir a sua rede Wi-Fi a quem não deve.

Desative o WPS

Se já perdeu algum tempo a olhar para o seu router provavelmente encontrou um botão estranho com a designação WPS em algum lado. Mas afinal de contas o que é este botão misterioso, e o que acontece se carregarmos nele? O WPS significa “Configuração Protegida por Wi-Fi” ou em Inglês “Wi-Fi Protected Setup”. Na prática representa uma forma mais fácil de ligar os dispositivos ao seu router. O botão WPS pressupõe que, se alguém estiver ao alcance do router, pode adicionar facilmente um dispositivo. Assim em vez de estar a escrever a palavra passe pode carregar no botão e ligar um dispositivo com facilidade.

No entanto o WPS é a primeira coisa que devemos desativar. É um protocolo altamente vulnerável, mesmo em routers recentes e com firmware atualizado.

O que é o botão WPS no seu Router? É seguro carregar?

Ataques como o PixieDust são altamente eficazes, mesmo sem necessidade de pressionar o botão. A título de exemplo os routers mais antigos da NOS, uma grande variedade de TP-Link, routers da NOWO mais antigos e outras marcas com o WPS activos, são extremamente vulneráveis.

Curiosamente os routers da MEO e Vodafone (Technicolor, Huawei, AlticeLabs) são menos vulneráveis.

Os routers mais recentes da NOS e da NOWO têm-se mostrado menos vulneráveis (felizmente).

O que é o botão WPS no seu Router? É seguro carregar?

Assustadoramente, muitos TP-Link são vulneráveis, mesmo com firmware actualizado e até em modelos extremamente recentes.

Uma boa prática é realmente desligar o WPS e ir monitorizando a rede com frequência para verificar a eventual existência de “clientes” que não deveriam estar na rede.

Pode ler mais sobre isto e o comentário de um nosso leitor sobre este sistema aqui.

Se fizer tudo isto vai deixar de abrir a sua rede Wi-Fi a desconhecidos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.