Abrir aplicações do Windows no Linux? Com o Wine é possível!

O Wine é um software livre e de código aberto que tem como grande objetivo permitir a execução de aplicações desenvolvidas para o super popular Microsoft Windows, noutros sistemas operativos como o Linux e macOS. Isto de forma muito resumida, claro está.



Abrir aplicativos de Windows no Linux? Com o Wine é possivel!

aplicações windows linux

Portanto, o Wine 6.0 esteve em desenvolvimento durante mais de um ano, assimilando cerca de 8300 mudanças de vários utilizadores. Assim, depois de tanto trabalho, chegou agora o momento de o lançar oficialmente… Em suma, se és um utilizador do SO Linux, vais gostar das novidades que tenho para ti.

Afinal, os destaques incluem módulos principais em formato PE, um back-end Vulkan para WineD3D, suporte para DirectShow, Media Foundation e ainda uma nova consola de texto. Com tudo isto, já se vê um melhor suporte a nível de Shader, pois agora (finalmente!), temos um renderizador Vulkan experimental para WineD3D.

Entretanto, esta nova versão trás também suporte para vários recursos do Direct3D 11.

Pois bem, o wine trás também uma série de melhorias no kernel do Windows NT, incluindo veja só, melhor suporte para sistemas anti-cheat (gaming). Além disto, o suporte à rede foi também melhorado nesta versão principal, graças à nova implementação da API WebSocket e do driver de rede NDIS.

Em suma, temos agora um sistema mais elaborado, e também cada vez uma maior facilidade de podermos executar os tão desejados nossos programas Windows no ecossistema Linux.

Dito tudo isto, se realmente ficaste interessado e queres ver mais melhorias da nova versão do Wine, podes sempre saber mais através deste link. (Todas as modificações estão aqui).

Será que tudo isto irá ajudar a melhorar a adesão ao muito amado mas tão desconhecido (pelo público em geral) SO Linux?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Ruben Martins
A tecnologia sempre me fascinou desde novo, e como gosto de estar a par de tudo um pouco, espero também vos trazer essas novidades!

Leia também

pub