Abrir aplicações do Windows no Linux? Com o Wine é possível!

O Wine é um software livre e de código aberto que tem como grande objetivo permitir a execução de aplicações desenvolvidas para o super popular Microsoft Windows, noutros sistemas operativos como o Linux e macOS. Isto de forma muito resumida, claro está.



Abrir aplicativos de Windows no Linux? Com o Wine é possivel!

Portanto, o Wine 6.0 esteve em desenvolvimento durante mais de um ano, assimilando cerca de 8300 mudanças de vários utilizadores. Assim, depois de tanto trabalho, chegou agora o momento de o lançar oficialmente… Em suma, se és um utilizador do SO Linux, vais gostar das novidades que tenho para ti.

Afinal, os destaques incluem módulos principais em formato PE, um back-end Vulkan para WineD3D, suporte para DirectShow, Media Foundation e ainda uma nova consola de texto. Com tudo isto, já se vê um melhor suporte a nível de Shader, pois agora (finalmente!), temos um renderizador Vulkan experimental para WineD3D.

Entretanto, esta nova versão trás também suporte para vários recursos do Direct3D 11.

Pois bem, o wine trás também uma série de melhorias no kernel do Windows NT, incluindo veja só, melhor suporte para sistemas anti-cheat (gaming). Além disto, o suporte à rede foi também melhorado nesta versão principal, graças à nova implementação da API WebSocket e do driver de rede NDIS.

Em suma, temos agora um sistema mais elaborado, e também cada vez uma maior facilidade de podermos executar os tão desejados nossos programas Windows no ecossistema Linux.

Dito tudo isto, se realmente ficaste interessado e queres ver mais melhorias da nova versão do Wine, podes sempre saber mais através deste link. (Todas as modificações estão aqui).

Será que tudo isto irá ajudar a melhorar a adesão ao muito amado mas tão desconhecido (pelo público em geral) SO Linux?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Num mundo em que temos cada vez mais serviços de subscrição a ocupar o ecrã da nossa TV, eis que a gigante da pesquisa...

Netflix perdeu contra a HBO! Primeira vez em muito tempo…

Foi um ano em cheio para as plataformas de Streaming. Sobretudo porque os cinemas se encontraram fechados durante muito tempo, devido claro está, à...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!