Abram alas para o GPS III! Está prestes a chegar

Abram alas para o GPS III! – Ainda se lembra de ser uma criança, andar de carro com a sua família, e o seu pai ficar completamente perdido? Aquelas mini discussões a tentar convencer o ‘velhote’ a pedir indicações a alguém na rua, enquanto se tiravam aqueles gigantescos mapas do porta luvas do carro… Belos tempos não eram?

Pois bem, hoje em dia é tudo mais fácil, apenas pegamos no smartphone e abrimos o Google Maps, Waze ou Apple Maps, e lá vamos nós! Tudo graças à tecnologia GPS! No entanto, apesar desta tecnologia já ser algo quase ‘mágico’, parece que existe sempre espaço para melhorar. Afinal de contas, se por acaso é fã de jogos como Pokémon Go, sabe que por vezes o GPS não se porta muito bem,

Abram alas para o GPS III! Está prestes a chegar

Portanto, lá pela atual tecnologia GPS já ser capaz de nos descobrir com uma margem de erro de ~70cm, parece que o investimento continua a acontecer, e por isso, também a evolução tecnológica. Afinal de contas, a SpaceX lançou recentemente um novo satélite GPS III, o terceiro da sua geração, que aparentemente irá ser capaz de melhorar todos os sistemas de localização já implementados. É que caso 70cm não o impressione, 20cm se calhar já é outra história. Ou seja, o GPS de nova geração vai ser 3x mais certeiro!

Contudo, não vamos notar estas melhorias no imediato… Ainda faltam lançar em órbita mais alguns satélites GPS III, e dos três já órbita, apenas um está operacional. Entretanto, é esperado que a fabricante Lockheed Martin produza mais 10 satélites desta gama até 2023, que deverão ter um ciclo de vida de pelo menos 15 anos.

Se agora a tecnologia só tem uma margem de erro de 20cm, consegue imaginar daqui a 15 anos?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também