Connect with us

Hardware

A TSMC é cada vez mais uma séria ameaça ao domínio da Intel!

Nuno Miguel Oliveira

Publicado a

A Intel sempre foi um supra-sumo na produção de processadores e na miniaturização dos seus transistores… No entanto, parece que de forma bem silenciosa, já foi ultrapassada pela TSMC!

Afinal de contas, enquanto que a Intel se encontra em dificuldades na passagem para os 10nm, a TSMC está a fechar cada vez mais contratos, e assim a ganhar cada vez mais importância no mercado de micro-processadores.

Isto, enquanto as linhas de produção da Intel têm muito que trabalhar para voltar a apanhar ou ultrapassar a concorrência:

Vamos falar um pouco de história, a Intel lançou o seu processo de fabrico de 14nm em 2013! Pois bem, estamos prestes a entrar em 2019, e a Intel continua a trabalhar com o mesmo processo… Enquanto que o lançamento dos primeiros produtos de 10nm são adiados, ano após ano.

Enquanto isto acontece, o modelo de fabricação da TSMC está a fazer um sucesso tremendo na indústria!

Aliás, alguns dos chips mais importantes de 2018 e 2019 estão a ser ou vão ser produzidos nestas linhas!

Onde podemos incluir o SoC Kirin 980, Apple A12 Bionic, os novos GPUs AMD Vega de 7nm, e claro, todos os processadores de 7nm baseados na arquitetura AMD Zen 2! Isto já para não falar, que a NVIDIA também já tem acordo com a TSMC para a sua próxima geração de placas gráficas de 7nm.

Em suma, no mesmo espaço de tempo em que a Intel lançou o processo de 14nm, e tem falhado sucessivamente em introduzir o novo processo de 10nm… A TSMC começou a produzir produtos de 20nm, e entretanto já encolheu o processo para os 7nm!

Dito isto, é preciso salientar que o processo de 10nm da Intel vai ser mais ou menos comparável com o processo de 7nm da TSMC. Contudo, na altura em que os 10nm da Intel chegarem ao mercado… Já a TSMC produziu vários milhões de produtos para o mercado de consumo.

A TSMC

É fácil dizer que uma das maiores vitórias da TSMC, nos últimos tempos, foi conseguir toda a produção de servidores AMD para desktop e servidores.

Enquanto que a TSMC parece ter chegado ao céu… A Intel parece ter descido ao inferno!

A Intel, além de estar com algumas dificuldades na passagem para os 10nm. Também tem as suas linha de 14nm completamente saturadas… Aliás, vários rumores/leaks recentes mencionavam que a Intel estaca a pensar contratar a TSMC para terceirizar a produção de chips de gama baixa.

Curiosamente, além de tudo isto, a Amazon já anunciou que irá usar processadores baseados na arquitetura ARM! (Nos seus centros de dados e centros de computação)

Eliminando assim a obrigatoriedade de compra de produtos Intel… E como resultado disto mesmo, a TSMC pode ganhar ainda mais contratos, devido ao ‘Boom’ deste tipo de produtos no mercado. (ARM)

Apesar da Amazon continuar a comprar uma grande quantidade de produtos Intel. Ao deixar de estar tão dependente da empresa, irá abrir novas portas de possibilidades!

E podem ter a certeza que a AMD está atenta ao que está acontecer! Visto que ao mesmo tempo que isto acontece, se encontra a desenvolver mais e mais produtos focados no mercado empresarial com processos de fabrico cada vez mais pequenos… O que poderá significar uma grande ameaça ao domínio empresarial que a Intel detém desde… Bem… Desde sempre.

Fonte

Outras notícias de hoje:

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro computador aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

PUB Banner ESET

Últimas Notícias

Reviews28 mins atrás

Análise – Xiaomi Mi Band 3, como é possível custar 20€?

Análise Mi Band 3 – A Xiaomi Mi Band 3 é conhecida pela seu preço bombástico! Por cerca de 20€,...

Especiais2 horas atrás

Afinal o Google+ morre mais cedo. Descoberta nova falha!

O Google anunciou que encontrou uma segunda vulnerabilidade no Google+. Como resultado, o encerramento do Google+ foi passado de Agosto...

Jogos2 horas atrás

PlayStation Classic já foi pirateada para correr jogos através de uma PEN

A PlayStation Classic é um bom esforço da Sony, para tentar puxar pela nostalgia dos jogadores fãs da sua já...

Android4 horas atrás

OnePlus 6T McLaren Edition: Chegou o fórmula um dos telemóveis

As parcerias entre fabricantes de dispositivos móveis e marcas de carros, levam normalmente a produtos interessantes. É algo que já...

Android5 horas atrás

Android Pie para o Pocophone F1 já disponível. Descarregue já!

Há equipamentos que fazem a diferença no mercado e sem dúvida que o Pocophone F1 é um deles. Na prática este...

Android6 horas atrás

Instale agora mesmo o Android Pie no Xiaomi Mi A2

O Android Pie já chegou ao Xiaomi Mi A2 há alguns dias. Infelizmente os primeiros equipamentos que receberam esta versão...

Hardware6 horas atrás

Gigabyte GeForce RTX 2060 OC sorriu para a câmera!

O popular site de ‘leaks’ VideoCardz, conseguiu meter as mãos numa série de fotos da placa gráfica GeForce RTX 2060...

NVIDIA RTX NVIDIA RTX
Hardware18 horas atrás

(Leak) NVIDIA RTX 2060 ‘Mobility’ a chegar com 6GB de memória!

Os jogadores desesperaram pelo anúncio de novas placas gráficas por parte da NVIDIA, algo que acabou por acontecer no passado...