A Steam Deck representa um aumento de performance de 60%!

A nova consola portátil/PC portátil da Valve, a Steam Deck, está a fazer furor no mundo dos videojogos. Afinal de contas, estamos a falar de um aparelho que conta com um SoC muito parecido às consolas de nova geração, ao ser baseado em núcleos CPU Zen 2, e claro, um GPU baseado na arquitetura RDNA 2.

Até aqui, não temos grandes novidades… Mas muito recentemente ficámos a saber que este GPU é bem mais poderoso do que aquilo que já podemos encontrar no mercado.

Afinal de contas, este PC mascarado de consola portátil não é bem o primeiro produto deste género a ser lançado no mundo dos videojogos. Mas é certamente o mais poderoso! É que o SoC é 60% mais poderoso em comparação à Aya Neo Vega (outra Consola portátil/PC).

A Steam Deck representa um aumento de performance de 60%!

Portanto, ao que tudo indica, a nova Steam Deck é “apenas” capaz de oferecer 30 FPS na generalidade dos jogos disponíveis na biblioteca de jogos da Valve. No entanto, o GPU RDNA 2 é cerca de 60% mais poderoso relativamente ao GPU da Aya Neo Vega, uma outra consola portátil que é na verdade um PC Gaming em ponto pequeno.

Na verdade, a Steam Deck é a primeira vez que vemos um APU da AMD com gráficos RDNA 2. Afinal, temos aqui 8 unidades de computação gráfica a 1.6GHz. O que claro está, abre a porta para todas as tecnologias inovadoras que a arquitetura suporta. Como Ray-Tracing, e claro, suporte ao recente FSR.

Mas vamos ao que interessa, a performance pura e dura da consola! É que nos recentes testes feitos por vários ‘influencers’, onde temos de incluir Linus Sebastian do muito popular canal LinusTechTips, a consola foi capaz de correr Doom Eternal a 59FPS (média), isto enquanto a ‘velhinha’ Aya Neo apenas chegou aos 37FPS. Ou seja, um aumento de performance à volta dos 60%.

Uma diferença de performance que se verifica na grande maioria dos jogos testados. E que claro, parecem prever um grande futuro para a consola! Agora resta perceber se a Valve tem o que é preciso para fazer um lançamento de sucesso no mundo do hardware.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!