A Sony Playstation e o aumento do PS Plus. É uma LOUCURA!

Dizem que a concorrência é o segredo para a evolução de um negócio! Pessoalmente, concordo plenamente com esta afirmação, falando não só por experiência, com o meu próprio negócio a dar as suas dores de cabeça, mas também por acompanhar a Sony PlayStation desde que… Bem… Me lembro!

Para dar algum contexto, a minha carreira gaming começou com tudo o que tinha com a PlayStation 1, ou seja, com ícones como Spyro, Crash Bandicoot, Solid Snake, e claro, o Sir Daniel Fortesque.

Escusado será dizer, que em vez de 10 Pais Nossos à noite, dou graças a Kratos pelo negócio entre a Nintendo e a Sony ter caído por terra nos anos 90. Caso contrário, a minha vida, e provavelmente a sua, seria bem diferente neste já tão estranho ano de 2023.

Porém, nem todas as decisões são sucessos.

A Sony Playstation e o aumento do PS Plus. É uma LOUCURA!

Portanto, é por todos estes motivos que verdadeiramente me custa ver uma empresa como a Sony a tomar decisões que me deixam perplexo no melhor dos cenários, e chateado no pior.

Com isto refiro-me ao e-mail que recebi recentemente da Sony PlayStation com a informação de que a minha subscrição da PS Plus iria aumentar em cerca de 30%.

Na minha cabeça, como acredito ter acontecido na cabeça da grande maioria dos consumidores, tudo se resume à relação entre o custo-benefício, especialmente no que toca a subscrições mensais.

Ou seja, não existe nenhum problema inerente em aumentar o custo de um serviço se forem adicionados benefícios que o justifiquem, ou que pelo menos compensem este aumento. No entanto não foi isso que aconteceu nesta situação em específico, não havendo nenhum bónus associado às subscrições.

Infelizmente, é nestas situações em que digo que a Sony, em certos aspetos, parece que gosta de ficar presa no tempo. Afinal, numa altura em que já existem tantas opções de serviços de subscrição, e que na verdade alguns deles (o caso da PS Plus) acabam por ser quase obrigatórios para utilizar 100% das funções de uma consola (multiplayer), as empresas têm de ter algum cuidado com aquilo que podem ou não oferecer.

Infelizmente, ao contrário do Luffy, o dinheiro não estica.

ps plus

Ou seja, a realidade é que com a quantidade de oferta proporcionada pela concorrência, especialmente pela Microsoft, que cobra 14.99€ por mês e permite ao jogador usufruir de imensos benefícios tanto no PC como na consola (incluindo jogar novos lançamentos Day O), a perspetiva de pagar 16.99€ por mês por um serviço limitado a um aparelho e que não tem tanto para oferecer… Parece uma ideia terrível. Quase uma loucura. Especialmente quando não foi assim há tanto tempo que o Plus da Sony era… Gratuito!

Dito tudo isto, o que realmente me custa mais nesta situação é o facto da Sony PlayStation ter a vantagem de existir desde 1994. Ou seja, tem uma biblioteca descomunal de jogos clássicos que, apesar de uma pequena quantidade já estarem disponíveis na PS Plus, a GRANDE maioria provavelmente nunca vai chegar a ser lançado na plataforma.

  • “Mas a PS3 é difícil de emular devido à sua arquitetura manhosa”

Concordo! Mas então os milhares de jogos que existem entre a PS1, PS2, PSP e PS Vita?

Como é óbvio, não estou à espera que caiam milhares de jogos no PS Plus de um mês para o outro. Mas porque não aumentar drasticamente a oferta? Seria uma forma “fácil” de adicionar mais valor e que, possivelmente com o acréscimo da opção de poder jogar alguns jogos first party da Sony Day One… Gratuitamente através do serviço, garantia que a maioria dos gamers ficaria feliz.

Agora… Assim? Parece que a Sony apenas perdeu o tato, e se tornou noutra gigante que sonha com o nosso dinheiro. Pedir mais dinheiro só porque sim é um erro. Pode não rebentar já, mas aos poucos, a irritação dos jogadores pode significar o fim do domínio da Sony.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Gonçalo Henriques
Lembro-me de ser miúdo e passar os meus dias a jogar NES/PS1, acho que até aí já sabia que iria ser gamer para o resto da vida. Agora quero partilhar este meu interesse com todos os que estejam interessados em ouvir um geek a falar da sua paixão.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados