HDD vs SSD

O mundo dos computadores, e curiosamente até o das consolas, está a voltar as suas atenções para o armazenamento SSD. Contudo, isto não quer dizer que o desenvolvimento de novas tecnologias neste campo tenha ficado parado.

Afinal de contas, parece que até ao fim do ano vamos ter soluções de 18TB, e em 2020 vamos até poder encontrar discos capazes de alcançar os 20TB de capacidade… Consegue imaginar o que seria perder 20TB de informação, com uma simples avaria num disco?

A Seagate está a preparar discos rígidos de 18TB para 2019 e 20TB para 2020! (E claro, 50TB até 2026)

Portanto, a Seagate está pronta a lançar os primeiros HDDs HAMR comerciais na primeira metade de 2020. Isto enquanto tenciona lançar as primeiras drives de 18TB ainda em 2019, tendo como base a sua tecnologia de 9 ‘pratos’.

Em suma, apesar de todo o mundo tecnológico se estar a virar para o armazenamento SSD… A Seagate quer apostar no aumento de armazenamento, em vez de na sua velocidade. Para isso, já tem planeados HDDs de 30TB até 2032/2024, com discos rígidos ainda maiores (50TB+) até 2026.

Consegue imaginar o que seria perder 20, 30 ou 50TB de informação de uma só vez? Até tremo só de pensar…

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte


(Especial – Guia) Como comprar o SSD certo em 2019!?

Gigabyte SSD

A maioria dos utilizadores pensa que o armazenamento serve apenas para… Bem… Armazenar coisas! Mas a verdade é que a melhor maneira de ‘capar’ a velocidade de um bom processador, é metê-lo num sistema com armazenamento lento.

Ao fim ao cabo, um computador pode ter hardware de luxo! Mas se por acaso tiver de perder tempo à espera que as drives SSD ou HDD lhe mandem a informação, tem uma máquina que simplesmente não está a atingir a sua potencialidade máxima.

Um disco rígido é particularmente lento se tiver peças móveis dentro de si. Por isso, o melhor que tem a fazer é mesmo comprar um bom SSD (Solid State Drive) 

Leia o resto do artigo aqui.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.