A RX 6800 XT começou atrás da RTX 3080, mas já a ultrapassou!?

Como deve saber, a AMD não tem sido grande rival para a NVIDIA nos últimos anos… Com a última a reinar o mercado com um autêntico punho de ferro.

No entanto, do nada, a arquitetura gráfica RDNA 2, que curiosamente também dá vida às consolas de nova geração, aparenta ser quase como um bom vinho… Afinal de contas, a cada novo lançamento de drivers, a AMD tem conseguido retirar mais e mais sumo das suas novas placas.

Assim, a custar menos que a rival direta RTX 3080, a RX 6800 XT parece prometer imenso! Especialmente para quem teve a sorte de encontrar uma no mercado.



A RX 6800 XT começou atrás da RTX 3080, mas já a ultrapassou!?

A RX 6800 XT

Portanto, antes de mais nada, temos de salientar que a NVIDIA continua a reinar no campo do Ray Tracing e no campo do DLSS, visto que as unidades de computação especializadas na nova arquitetura da AMD ainda estão um pouco atrás daquilo que os núcleos RT da NVIDIA são capazes de oferecer. Além disso, a AMD ainda não lançou a sua resposta ao DLSS, mas isso já não deverá tardar.

Esquecendo tudo isto… O que é realmente interessante, é que os primeiros lançamentos de 2021 parecem dar uma grande vitória à AMD. Afinal de contas, no caso de Hitman 3, tivemos uma atualização de drivers a oferecer um ‘boost’ de quase 15% na resolução 4K, o que mete a RX 6800 XT à frente da sua rival direta.

Algo de muito parecido também aconteceu com o recente Medium, com a AMD prontamente a lançar uma atualização de drivers capaz de oferecer um boost de 9%.

Assim, apesar de não existirem muitas placas no mercado, a verdade é que a AMD é ainda mais competitiva do que seria de esperar inicialmente. E ainda bem que assim é… Afinal de contas, só temos a ganhar com duas gigantes das placas gráficas fortes. E em boa verdade, no passado recente, a AMD sempre foi criticada pelas suas drivers. Por isso, também é bom saber que a equipa de desenvolvimento está a aprender com os seus erros, e está pronta a oferecer um excelente suporte às gráficas da gama Radeon RX.

Será que a AMD vai ser capaz de manter esta tendência?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também