A RTX 4090 vai ser 2x mais rápida que a RTX 3090!?

A atual RTX 3090 da NVIDIA é uma autêntica besta da fidelidade gráfica! Aliás, a AMD nem foi capaz de lançar uma rival a altura, com a RX 6900 XT a ser uma alternativa mais barata e claro, menos poderosa.

No entanto, ao que tudo indica, a NVIDIA já tem algo muito mais poderoso em mãos para a próxima geração de placas RTX. Ou seja, se por ventura a AMD quiser continuar a ser uma rival à altura, tem mesmo muita sopinha para comer.



A RTX 4090 vai ser 2x mais rápida que a RTX 3090!?

RTX 4090

Portanto, como é óbvio, é ainda muito cedo para falar da nova geração de placas gráficas, tanto da NVIDIA como da AMD. Afinal de contas, ainda nem sequer existe stock das atuais placas… Ainda assim, a verdade é que já começaram a chegar à Internet os primeiros ‘leaks’ daquilo que a gigante verde das placas gráficas tem guardado em laboratório na forma da arquitetura Ada Lovelace.

Estamos a falar de uma arquitetura de nova geração que irá trazer consigo 72 clusters de processadores de texturas (TPCs) bem como 144 multi-processadores… O que por sua significa 18432 núcleos CUDA num único GPU. Ou seja, mais 71% processadores CUDA em relação ao GPU GA102 que dá vida à GeForce RTX 3090.

Quando poderemos ver esta ‘menina’ no mercado? Calma! Temos muito que esperar!

A arquitetura Lovelace apenas deverá dar um ar de sua graça em 2022. Isto porque cada ciclo de placas gráficas dura mais ou menos 2 anos. Por isso, em 2021 apenas iremos dar as boas vindas ao ‘refresh’ SUPER, tal e qual como aconteceu no ano passado com as RTX 20.

Contudo, se a AMD tiver alguma coisa na manga na forma de uma alegada arquitetura RDNA 3 já no próximo ano, é possível que a NVIDIA antecipe os seus planos. Aliás, estes ‘leaks’ não deverão ser inocentes, sendo propositados para deixar tudo e todos a saber que a gigante das placas gráficas não anda a dormir.

Entretanto, é esperado que estas placas já cheguem ao mercado baseadas no processo de 5nm da Samsung. Trazendo consigo uma eficiência energética, esperemos nós, ao nível daquilo que a TSMC tem para oferecer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também