A PlayStation 5 nem liga se instalar um SSD incompatível!

Caso não saiba, a PlayStation 5 permite a instalação de um segundo SSD NVMe PCIe 4.0 num slot lateral preparado para isso mesmo. Algo excelente, tendo em conta que a consola apenas conta com 825GB de memória interna pré-instalada de fábrica. (Que na realidade, depois do SO instalado, e aplicações essenciais instaladas, rapidamente se transforma em apenas 667GB)

Contudo, nem todos os SSDs irão ser compatíveis! Por isso, para evitar faltas de combatibilidade e bugs, a Sony implementou uma funcionalidades de segurança para evitar o uso de SSDs não certificados.



A PS5 tem uma funcionalidade de segurança contra alguns SSDs

ps5, playstation

Portanto, apesar de o slot existir, a Sony ainda não permite a instalação de SSDs no compartimento. Aliás, ainda nem sequer existe uma lista de SSDs compatíveis com a consola. Algo que apenas irá ser disponibilizado quando a gigante Japonesa resolver ativar a funcionalidade no firmware da consola.

Dito isto, mesmo que tente instalar SSDs que não constem na lista da Sony, a consola tem um mecanismo para se proteger e avisar o utilizador que o disco não irá funcionar. Sabe como? A consola simplesmente não irá ligar.

Entretanto, tudo indica que a expansão do armazenamento da consola irá ser cara, porque apenas a tecnologia mais rápida irá ser permitida. Ou seja, o SSD não deve ser apenas baseado no standard PCIe 4.0, tem também de ter a capacidade de chegar aos 7GB/s (ou mais) de velocidade de leitura.

Infelizmente, ainda não fazemos ideia de quando a Sony irá permitir a instalação de novos SSDs Internos. Mas pelo menos já pode ligar um SSD externo na consola, e instalar jogos PS4, ou mover jogos PS5, de forma a conseguir gerir melhor o escasso armazenamento interno da consola de nova geração.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google já reagiu ao lançamento do iOS 15 da Apple!

A Google não passou ao lado do iOS 15 e do iPadOS 15 e como tal já lançou atualizações para as suas aplicações. Assim,...

Experimentar Forza Horizon 5? Compre! Não vai haver demo!

Apesar de o lançamento de Forza Horizon 5 se encontrar cada vez mais perto do mercado, a verdade é que as notícias não são...

Esta série da Netflix acabou mas pode virar filme na plataforma!

Tal como todos sabemos, as várias séries da Netflix algum dia têm de chegar ao fim. Sejam elas muito boas, ou até mesmo péssimas....

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!