consolas

A próxima geração de consolas vai ser muito diferente do normal! – A Sony tem vindo a partilhar alguns detalhes acerca da sua consola em algumas entrevistas com alguns meios de renome. (Uma estratégia super inteligente e super barata.) Entretanto, a Microsoft apareceu na E3 2019 para fazer exatamente o mesmo, num ambiente um pouco mais de ‘show off’.

No entanto, é escusado dizer que a Sony tem um pouco mais de ‘Hype’ do seu lado, ao apresentar várias novas funcionalidades, não só da nova consola, mas também do novo comando DualShock 5, que vai ter como grande objetivo mudar a maneira como o ‘jogador’ sente o jogo.



Em suma, além da qualidade gráfica e potencial enorme que a PlayStation 5 tem, a Sony também está a ter cuidado com os detalhes!

DevKit Ps5

Ou seja, a Sony está a tentar mudar a maneira como os jogadores interagem com hardware. Prova disso, é também a aposta no PSVR2, que deverá significar uma nova e derradeira aposta na realidade virtual para as consolas.

Mas vamos primeiramente falar um pouco das novidades que irão chegar ao mercado com o comando da PlayStation 5. Afinal de contas, o ‘feedback’ que temos ao interagir com um certo produto, é logo meio caminho andado para gostarmos ou não da experiência. É devido a este ‘feeling’ que preferimos o teclado X em vez do teclado Y, ou mudamos de rato, para aumentar a nossa produtividade no trabalho (ou em jogo eheh). E pelos vistos, a Sony já percebeu isto, depois de vários anos em que muitos especialistas deram a vantagem ao comando da Xbox.

O que em boa verdade, parece ser o grande objetivo de todas as concorrentes que irão marcar na próxima geração. Ter atenção ao detalhe, atacando em todas as frentes.

A próxima guerra de consolas/jogos vai ser bastante diferente! Afinal, vamos contar com a Sony, Nintendo, Microsoft e até a Google!

Consolas

Aliás, até pode ser que a Apple dê um ar de sua graça, com o seu novo ‘Arcade’… Mas tudo isto para dizer o quê? As coisas vão ser bem diferentes a partir de 2020.

Assim, a Sony e Microsoft vão finalmente ter concorrência a valer no espaço, com a gigante Google a apostar no novo Stadia. (E se há coisa que não falta à gigante da pesquisa, é dinheiro para investir neste lucrativo mercado.)

Portanto, as últimos 2 guerras Sony vs Microsoft foram interessantes… Mas a verdade é que foi uma guerra de performance gráfica!

Quem conseguisse ter mais detalhes no ecrã ganhava. Curiosamente, a Microsoft até tentou mudar um pouco o paradigma, quando tentou apostar numa consola com o Kinect embebido, mas como deve saber, correu terrivelmente mal. Já a Nintendo, continuou a fazer aquilo que adora fazer, apostar num mercado totalmente diferente, fazendo um sucesso tremendo sem apertar os calcanhares à Sony e Microsoft.

Mas em 2020, as coisas vão mudar… E muito! A próxima geração de consolas vai ser muito diferente

A Sony vai tentar manter o seu domínio de mercado, tendo em conta que a coisa correu muito mal na passagem da PS2 para a PS3. Por isso, vai ser bem mais cuidadosa, ao mesmo tempo que tenta apostar em novas tecnologias. (Como é o streaming)

Entretanto, a Microsoft vai apostar tudo no mercado de consolas, como a compra dos estúdios dos últimos anos prova. Além disso, vai também investir forte e feio na sua plataforma xCloud.

Como seria de esperar, o mundo dos PCs contínua a marcar presença, com o seu hardware superior e fãs cada vez mais exigentes. (É uma plataforma em crescimento!)

Já a Google, vai entrar no mercado com uma estratégia completamente diferente! Oferecer a mesma qualidade que os outros oferecem, sem vender a consola, apenas o resultado final por uma mensalidade! Uma espécie de Netflix dos jogos. (Permitindo jogar em qualquer ecrã que tenha ao seu dispor)

A Nintendo vai continuar a sua saga, mas desta vez com mais força, e com mais estúdios do seu lado. Ou seja, é provável que a aposta na Nintendo Switch continue nos próximos anos, ao mesmo tempo que cada vez mais relações são feitas com os ‘devs’, para posteriormente apostar em novo hardware mais poderoso… E aí sim, apertar os calcanhares às rivais Sony e Microsoft.

Conclusão

Muito resumidamente, temos um monte de empresas, todas elas gigantescas, com vontade de apostar no mercado dos videojogos! O que deverá resultar numa maior competitividade, novas maneiras de meter as mãos nos vários jogos, bem como em novas maneiras de os jogos.

Em suma, muitas e boas escolhas para o jogador!


A próxima geração de consolas vai ser muito diferente do normal! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.