A primeira placa gráfica da Intel desiludiu nos benchmarks

Como já deve saber, a primeira placa gráfica dedicada da Intel (Xe DG1) já está na sua fase final de desenvolvimento, estando prestes a ficar pronta para entrar no mercado gráfico. No entanto, talvez não seja uma grande solução para os jogadores, visto ficar atrás de qualquer solução discreta da AMD ou Intel. (Mas fica à frente de qualquer iGPU no mercado)

A primeira placa gráfica da Intel desiludiu nos benchmarks

Verdade seja dita, temos muitos olhos em cima da Intel, para ficarmos a saber finalmente o que a gigante tem para oferecer no mercado de placas gráficas. Por isso, como seria de esperar, o famoso ‘leaker’ TUM_APISAK está ainda mais atento que nós e por isso até já encontrou vários ‘benchmarks’ da nova placa gráfica dedicada da gigante dos micro-processadores.



Portanto, como pode ver em cima, a primeira placa gráfica dedicada da Intel baseada no GPU Xe DG1 oferece uma performance superior a qualquer gráfica integrada do mercado. No entanto, não chega ao nível das versões mais baratas da AMD ou NVIDIA… O que é uma pequena desilusão para quem estava à espera de algo em grande.

Afinal de contas, em termos de performance pura e dura, o GPU Xe DG1 conseguiu 5960 pontos, o que a mete ao mesmo nível da GTX 950, ou da velhinha topo de gama GTX 680. Assim, a GTX 1050 lançada em 2016 continua a ser uma placa gráfica mais competente, visto conseguir chegar aos ~6700 pontos no mesmo teste. Podemos dizer algo similar em relação à velhota RX 560 da AMD Radeon, capaz de alcançar os ~6300 pontos.

Agora resta saber se esta placa gráfica irá ser um produto ‘standalone’, ou se vai ser algo focado apenas e só para o mercado mobile. Existindo ainda a possibilidade deste GPU poder ser integrado nos processadores Intel Tiger Lake, o que já seria algo bastante mais interessante.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também