A PlayStation 5 vai emular a PS4 e PS4 Pro através de ‘modos especiais’!

Apesar de todos os rumores dos últimos meses que sugeriam uma retro-compatibilidade com todos os jogos que foram lançados para a PS4 desde 2013… A verdade é que a Sony trabalhou realmente arduamente para garantir que todos os grandes títulos da atual geração de consolas irão ser completamente compatíveis com a PlayStation 5!

Aliás, até é possível que alguns jogos venham a receber algumas melhorias gráficas graças ao uso de uma arquitetura bastante similar na nova consola.

A PlayStation 5 vai suportar todos os jogos da PS4 e PS4 Pro!

ps5

Portanto, de acordo com um leak massivo, a PS5 irá conseguir emular os GPUs da PS4 e PS4 Pro, ao basicamente transformar o GPU AMD Radeon RDNA2 Navi de nova geração nos GPUs utilizados pelas duas antigas consolas. Afinal de contas, a frequência, velocidade de memória e output irá ser exatamente o mesmo.

Ou seja, a PlayStation 5 foi desenhada desde início com a retro-compatibilidade em mente! E na verdade, só podia ser assim… Visto que a arquitetura utilizada na consola é basicamente o próximo passo lógico em relação ao hardware que foi utilizado na PS4. Um bocadinho como a evolução dos componentes que vemos num PC convencional, mas desta vez no mundo das consolas.

Assim, podemos dizer que a placa gráfica da PlayStation 5 tem 3 modos disponíveis! Ora veja:

  • Gen 2 – (PS5) O GPU oferece todo o seu potencial para os jogos de nova geração (2GHz)
  • Gen 1 – (PS4 Pro) O GPU diminui a sua frequência para 911MHz, 218GB/s e 64 ROPs para emular a PS4 Pro
  • Gen 0 – (PS4) O GPU diminui a sua frequência para os 800MHz, 176GB/s e 32 ROPs para emular a PS4 original

Dito tudo isto… Será que os jogos da PS4 e PS4 Pro poderão ser executados no modo Gen 2? Ou seja, será que é possível aumentar a qualidade gráfica dos jogos antigos?



Infelizmente, ainda não sabemos se isto vai ser possível… Mas tendo em conta as similaridades entre os dois sistemas. Não me parece que seja assim tão complicado, desde que a Sony permita e os ‘devs’ tenham vontade de lançar algumas atualizações. Até porque vamos poder contar com tecnologias espetaculares como o VRR, Ray Tracing, etc… O que poderá levar alguns jogos lindíssimos da PS4 a um nível completamente novo.

Então, e a retro-compatibilidade de jogos das mais antigas PS1, PS2 e PS3?

Também ainda não sabemos se a Sony vai conseguir suportar todos os jogos alguma vez lançados para uma consola PlayStation. No entanto, sabemos que existe trabalho a ser desenvolvido neste sentido, graças aos muitos ‘leaks’ de patentes a mostrar isto mesmo.

E tendo em conta que a própria PS3 era capaz de emular jogos PS1 e PS2 sem grandes problemas… E que até a PSP também foi capaz de emular jogos PS1 na perfeição. Não me parece que seja assim tão difícil fazer o mesmo com a PlayStation 5. A não ser que o grande entrave seja a emulação de jogos PS3, graças ao super complexo mas poderoso processador Cell.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!