A NVIDIA já tem planos para lançar placas RTX 30 SUPER!


A NVIDIA já lançou as suas RTX 30 baseadas na arquitetura Ampere (8nm Samsung) e a AMD também já lançou as suas RX 6000 baseadas na arquitetura RDNA 2 (7nm TSMC). No entanto, no mundo da tecnologia, parar é morrer…

Como tal, tudo indica que a NVIDIA já está a preparar o seu próximo passo, as RTX 30 SUPER que até deverão chegar ao mercado ainda neste novo ano de 2021.



A NVIDIA já tem planos para lançar placas RTX 30 SUPER!

RTX 30 Super

Portanto, caso tenha estado atento ao mundo dos rumores antes do lançamento de todas as placas gráficas de nova geração. Deve saber que tivemos a indicação da existência de vários modelos que acabaram por ser cancelados. Aliás, tivemos mesmo ‘leaks’ de apresentações de fabricantes como a ASUS e Gigabyte, todas elas a mencionar GPUs como a RTX 3070 Ti e RTX 3080 Ti.

Claro que entretanto, a NVIDIA decidiu ‘ressuscitar’ a RTX 3080 Ti para dar mais alguma luta à AMD e suas RX 6800 de 16GB. No entanto, é inegável que ainda temos muita coisa bem escondida na gaveta da gigante das placas gráficas… Sabe porquê? Ao que tudo indica, a NVIDIA ainda não sabe muito bem o que fazer em relação à sua recente gama de placas gráficas RTX 30.

Dito isto, começaram agora a chegar à Internet novos rumores a indicar novos SKUs que segundo um novo ‘leaker’, podem muito bem vir a ser as novas Super. Nomeadamente as novas RTX 3080 Super e RTX 3070 Super, ambas com 16GB de memória GDDR6X. Algo um pouco estranho, visto que a RTX 3080 Ti ainda não foi lançada, e supostamente já vem ‘tapar’ o buraco da escassez de memória VRAM que a NVIDIA deixou aberto.

A NVIDIA pode aproveitar as ‘SUPER’ para rivalizar a sério com a AMD no campo da memória VRAM. No entanto, a RTX 3080 Ti com 20GB vai mesmo ser lançada já no início do ano.

Ainda não sabemos grande coisa acerca destes GPUs, mas é um facto que a NVIDIA estava a planear mais versões das placas mais desejadas com mais memória VRAM. Afinal, a RTX 3080 deveria ter chegado ao mercado com 12~16GB em vez dos seus 10GB, e a RTX 3070 também deveria ter chegado ao mercado com bem mais do que os seus 8GB.

Mas como as RTX 30 estão a vender muito bem, a NVIDIA parece estar a guardar estes lançamentos para mais tarde! Muito provavelmente com uma nova geração de memória VRAM, na forma da memória GDDR6X.

A sua data de lançamento também poderá estar dependente daquilo que a AMD fizer ou conseguir roubar à NVIDIA em termos de quota de mercado. Por isso, vamos ter de esperar mais algum tempo para saber novidades.

As Super vão trazer preços mais apetecíveis?

É possível que a NVIDIA faça algo muito similar ao que fez em 2020 com as RTX 20 Super. Ao meter as novas placas no lugar das mais velhas, ao mesmo tempo que cortou um pouco o preço dos modelos mais velhos. Mas mais uma vez, a estratégia de preços deverá depender muito daquilo que a AMD conseguir fazer à NVIDIA em 2021.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também