A NVIDIA está pronta a ‘roubar’ tecnologia inovadora da AMD

Caso não saiba, no anúncio das novas Radeon RX 6000, a AMD revelou uma nova tecnologia com o nome de SAM (Smart Access Memory). Uma funcionalidade que basicamente permite aos processadores Ryzen 5000 aceder à memória da placa gráfica tirando partido dos canais de comunicação PCIe 4.0.

Em suma, é uma novidade que pretende anular um dos bottlenecks mais antigos do PC Gaming, o facto do CPU apenas ser capaz de aceder a uma fração da memória do GPU. No entanto, ao que tudo indica, a AMD não está sozinha na introdução desta tecnologia… A NVIDIA também está na luta!



A NVIDIA está pronta a ‘roubar’ tecnologia inovadora da AMD

AMD vs NVIDIA

Portanto, o conhecido canal de YouTube Gamer Nexus tentou ‘sacar’ alguns comentários por parte da NVIDIA relativamente a esta nova tecnologia da AMD, e claro, a resposta foi mesmo muito interessante. Ora leia:

“A capacidade para um BAR redimensionável faz parte da especificação do standard PCI Express. Dito isto, o hardware da NVIDIA suporta a funcionalidade, e é agora objetivo da empresa habilitar a funcionalidade nas recentes placas Ampere através de uma atualização de software. Já temos tudo a funcionar internamente, e estamos a ver melhorias de performance muito similares às apresentadas.”

O que a NVIDIA afirma não é mentira nenhuma, a tecnologia faz mesmo parte da especificação do standard desde 2008. Por isso, qualquer componente PCIe compatível é capaz de ter acesso à funcionalidade.

Dito tudo isto, enquanto a funcionalidade da AMD obriga à utilização de uma placa Radeon RX 6000, CPU Ryzen 5000 e motherboard X570, a solução da NVIDIA poderá ser muito mais ‘aberta’, ao suportar mais plataformas, incluindo os processadores e motherboards da Intel.

Vamos ver o que isto vai dar! Mas se por ventura existir um boost de performance comparável, é provável que as Radeon RX 6000 da AMD fiquem a comer pó.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Oppo Watch 2: afinal há uma versão que tem uma surpresa!

No ano passado a OPPO apresentou o primeiro smartwatch chamado Oppo Watch. Dito isto, este equipamento até teve direito a uma edição especial com...

Mundo dos portáteis abriu os braços aos ecrãs OLED (com 90Hz!)

Gostava de ver ecrãs OLED no mundo dos portáteis? Está lentamente a acontecer! (Graças a fabricantes como a ASUS e a fornecedores como a...

XBOX: segunda metade de Setembro cheia de novos jogos!

A Microsoft está a adicionar muitas novidades ao XBOX Game Pass nesta segunda metade de Setembro e isto são sem dúvida grandes notícias. Especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!