A NVIDIA está a tentar parar o mining, mas é provável que falhe

Como noticiámos há alguns minutos atrás, a NVIDIA anunciou que limitou a performance de mining das novas RTX 3060 em 50%, ao mesmo tempo que anunciou o lançamento de uma nova gama de produtos focado apenas e só no mining profissional.

Antes de mais nada, tenho de dizer que é excelente ver a NVIDIA a mexer-se um pouco para defender os jogadores. No entanto, pessoalmente, não vejo como é que isto poderá resolver a situação atual.

Ora vamos por partes.

A NVIDIA está a tentar parar o mining, mas é provável que falhe

nvidia, Nvidia Problemas

Portanto, a NVIDIA limitou a performance de mineração da nova RTX 3060, sendo provável que faça exatamente o mesmo em todos os novos lançamentos de placas RTX 30. (Ainda não sabemos se o irá fazer nas próximas remessas de placas RTX 3090, 3080 e 3070)

Isto ao mesmo tempo que lança uma nova gama pensada apenas e só para o mining, a gama NVIDIA CMP ou Cryptocurrency Mining Processor. Produtos que deverão ser vendidos através de parceiros autorizados, e que simplesmente não têm a mesma função das atuais placas gráficas.

Visto que são pensadas apenas e só para o mining. E para isso, não têm output de imagem, têm soluções de refrigeração diferentes, voltagens e frequências mais baixas, etc…

Ainda assim, tendo em conta que o problema atual da NVIDIA está na escassez de GPUs e memória GDDR6, não é claro como é que isto poderá resolver os problemas de produção e posterior stock de placas gráficas. Afinal de contas, os chips deverão ser feitos nas mesmas linhas, e a memória utilizada também deverá ser exatamente a mesma.

Além de tudo isto, temos de ter em conta que além da performance de mineração propriamente dita, os miners optam por produtos Gaming, por ser muito fácil vendê-los quando o mercado estagna ou deixa de ser lucrativo continuar o processo de mineração.

Algo que deixa de estar em cima da mesa em placas gráficas deste tipo, sem qualquer tipo de output de imagem… Ou seja, se não existir uma vantagem palpável nos novos produtos NVIDIA CMP, é muito provável que o alvo dos miners continua a ser as placas GeForce RTX 30. Pelo menos as que já saíram e não estão artificialmente limitadas por software.

(Entretanto, se a NVIDIA limitar todas as placas que lançar a partir de agora, incluindo novos lotes das RTX 30 já lançadas. É realmente possível que isto tenha algum efeito no mercado.)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentáriois em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 10: aumentar drasticamente a velocidade do PC!

Todos queremos um sistema operativo a funcionar o mais rápido possível. Dito isto, existem formas simples de o conseguirmos e nem sequer precisamos de...

Windows 11 tem tecnologia para apps ocuparem menos espaço!

O Windows 11 chega no dia 5 de Outubro com várias alterações ao nível de design e inclusivamente um novo centro de notificações. No...

Bomba! Sex Education na Netflix nunca mais será a mesma!

Apesar do imenso sucesso que os vários projetos fazem na Netflix. A verdade é que com o passar dos anos, e sucessivo lançamento de...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!