A nova TV Xiaomi 4K 120Hz não consegue chegar aos 4K e 120Hz

Caso não saiba, recentemente, a Xiaomi anunciou a sua nova Mi Q1 TV, que além de um painel capaz de chegar aos 4K e 120Hz, também traz suporte ao standard de nova geração HDMI 2.1. Ou seja, uma TV muito porreira para as consolas de nova geração, a um preço apelativo.

No entanto, apesar de todo o marketing, a TV vai estar limitada a apenas 60Hz.



A nova TV Xiaomi 4K 120Hz não consegue chegar aos 4K e 120Hz

Portanto, a Xiaomi está a usar o mais recente standard do mundo HDMI, a versão 2.1, que por sua vez permite chegar aos 4K a 120Hz. No entanto, o controlador de ecrã utilizado neste modelo é uma autêntica vergonha, sendo incapaz de oferecer todo o potencial do painel. Por isso, a TV vai ficar ‘capada’ nos 60Hz.

Ou seja, é muito provável que muitos consumidores olhem para as características técnicas da TV, e pensem que temos aqui uma TV topo de gama capaz de garantir os tão desejados 4K e 120Hz, mas vão acabar por ser enganados.

Aliás, de forma ainda mais incrível, a Xiaomi até está a usar um SoC MediaTek MT9611 equipado com um GPU Mali G52 MP, que claro está, é perfeitamente capaz de oferecer conteúdo a 4K @120Hz. Além disto, temos também 3 portas HDMI 2.1. Tudo inútil, porque o controlador do ecrã é incapaz de aproveitar o potencial do painel.

Esquecendo a estupidez que é ter um painel capaz de chegar aos 120Hz, mas ter um controlador que apenas chega aos 60Hz na resolução 4K. A TV até é bastante interessante! Afinal, temos uma TV de 75” QLED, com 1000 nits de brilho, e ainda um painel de 8-bit com FRC e um contraste de 10000:1. Além de tudo isto, temos ainda 3 portas HDMI 2.1 com suporte a eARC, bem como ALLM.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados