A nova imagem do telescópio Hubble faz-nos sentir insignificantes


Por em

Quem gosta do espaço aguarda certamente com alguma ansiedade o eventual lançamento do Telescópio Espacial James Webb da NASA – que passou por um número interminável de atrasos. No entanto e enquanto isto não acontece, o velhinho e fiel Hubble ainda continua a disponibilizar algumas vistas fantásticas dos céus. A última imagem capturada por este telescópio é um verdadeiro desafio, e faz-nos sentir insignificantes neste universo.

A imagem que vemos acima está repleta de detalhes minúsculos, mas o tamanho dos objetos que criam esses minúsculos pontos de luz são tudo menos pequenos. O que está a ver são milhares de galáxias, muitas das quais estão a gerar novas estrelas.

A NASA explica a fotografia (versão de alta resolução aqui) assim:

Os astrónomos utilizaram a visão ultravioletas do Telescópio Espacial Hubble da NASA para conseguirem capturar uma das maiores visões panorâmicas do fogo e da fúria do nascimento da estrelas no universo distante. O campo apresenta aproximadamente 15.000 galáxias, das quais cerca de 12.000 estão a formar estrelas. A visão ultravioleta do Hubble abre uma nova janela acerca do universo em evolução, acompanhando o nascimento de estrelas nos últimos 11 mil milhões de anos até ao mais movimentado período de formação de estrelas do cosmos, que aconteceu cerca de 3 mil milhões de anos após o Big Bang.

Considere que o nosso Sistema Solar e todos os planetas, luas e fragmentos soltos aleatórios dentro dele, são mantidos no lugar certo por uma única estrela. Os astrónomos estimam que a Via Láctea, a nossa galáxia, contém cerca de 400 mil milhões de estrelas. Multiplique isso por 15.000 e terá uma ideia de quantas estrelas e potenciais planetas e luas estamos vendo aqui – mais ou menos alguns trilhões de estrelas, porque nem todas as galáxias são iguais.

Fonte da imagem:NASA, ESA, P. Oesch (University of Geneva), and M. Montes (University of New South Wales)

Leia também

Ou veja mais notícias de Ciência, Fora da Caixa

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

TWRP já suporta o HTC U12+, Xiaomi Mi Max 3 e muito mais

NVIDIA RTX 2080 e RTX 2080 Ti – Preços das pré-encomendas confirmados!

Seguinte