A Nintendo Entertainment System (NES) fez 35 anos!

Em Outubro de 1985, a Nintendo estreou a Nintendo Entertainment System, a consola que revolucionou o mercado!

Curiosamente, embora a Nintendo tenha sido fundada em 1889 em Quioto, Japão, como fabricante de brinquedos e cartas, a empresa só encontrou sucesso global com jogos arcade no início da década de 1980.

As origens da NES foram muito complicadas…

Originalmente, a Nintendo estava em negociações com a Atari para comercializar uma consola baseada em cartuchos chamada Family Computer, ou Famicom, como um produto da Atari no Japão. No entanto, depois do negócio desmoronar, a Nintendo decidiu seguir rumo sozinha.

Entretanto, na CES de 1985, a Nintendo revelou a NES, uma nova versão da Famicom, com uma carcaça desenhada por Lance Barr que incluía uma ranhura para cartuchos “força de inserção zero” inspirada na tecnologia dos VCR.

- Advertisement -


Super Mario Bros., Duck Hunt, Hogan’s Alley, Kung-Fu, Mach Rider, Pinball, Stack-Up, Wild Gunman e Wrecking Crew, entre outros fazem parte da lista de lançamento.

Em suma, em 1990, 30% das casas nos Estados Unidos tinham uma NES na sala, contra 23% de todos os computadores pessoais. Mas a chegada de sistemas superiores como a Sega Megadrive marcou o início do fim para a consola pioneira.

Assim, no ano de 1995, a Nintendo descontinuou o NES tanto na América do Norte como na Europa.

Em 2016 a Nintendo lançou a NES Classic Edition, que vendeu quatro milhões de unidades em todo o mundo!

Ainda assim, apesar termos sistemas mais avançados, o legado da NES contínua indiscutível.

Caso não saibas, a Nintendo impediu os ‘developers’ de publicarem software sem aprovação o que levou a jogos de maior qualidade. Além disto ajudou a lançar algumas das franquias mais icónicas da história, jogos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Metroid, começam todos aqui!

Em suma a NES vendeu 61,91 milhões de unidades em todo o mundo mas mudou o rumo da indústria dos videojogos para sempre.


Ademais o que pensa sobre isto tudo? Deixe o seu comentário em baixo!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.