A Nintendo Entertainment System (NES) fez 35 anos!

Em Outubro de 1985, a Nintendo estreou a Nintendo Entertainment System, a consola que revolucionou o mercado!

Curiosamente, embora a Nintendo tenha sido fundada em 1889 em Quioto, Japão, como fabricante de brinquedos e cartas, a empresa só encontrou sucesso global com jogos arcade no início da década de 1980.

As origens da NES foram muito complicadas…

Originalmente, a Nintendo estava em negociações com a Atari para comercializar uma consola baseada em cartuchos chamada Family Computer, ou Famicom, como um produto da Atari no Japão. No entanto, depois do negócio desmoronar, a Nintendo decidiu seguir rumo sozinha.

Entretanto, na CES de 1985, a Nintendo revelou a NES, uma nova versão da Famicom, com uma carcaça desenhada por Lance Barr que incluía uma ranhura para cartuchos “força de inserção zero” inspirada na tecnologia dos VCR.



Super Mario Bros., Duck Hunt, Hogan’s Alley, Kung-Fu, Mach Rider, Pinball, Stack-Up, Wild Gunman e Wrecking Crew, entre outros fazem parte da lista de lançamento.

Em suma, em 1990, 30% das casas nos Estados Unidos tinham uma NES na sala, contra 23% de todos os computadores pessoais. Mas a chegada de sistemas superiores como a Sega Megadrive marcou o início do fim para a consola pioneira.

Assim, no ano de 1995, a Nintendo descontinuou o NES tanto na América do Norte como na Europa.

Em 2016 a Nintendo lançou a NES Classic Edition, que vendeu quatro milhões de unidades em todo o mundo!

Ainda assim, apesar termos sistemas mais avançados, o legado da NES contínua indiscutível.

Caso não saibas, a Nintendo impediu os ‘developers’ de publicarem software sem aprovação o que levou a jogos de maior qualidade. Além disto ajudou a lançar algumas das franquias mais icónicas da história, jogos como Super Mario Bros., The Legend of Zelda, Metroid, começam todos aqui!

Em suma a NES vendeu 61,91 milhões de unidades em todo o mundo mas mudou o rumo da indústria dos videojogos para sempre.


Ademais o que pensa sobre isto tudo? Deixe o seu comentário em baixo!

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Num mundo em que temos cada vez mais serviços de subscrição a ocupar o ecrã da nossa TV, eis que a gigante da pesquisa...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!