A Microsoft está a fazer tudo por tudo para que abandone o Chrome!

É inegável que a Microsoft está a fazer uma forte aposta no seu navegador Edge, afinal de contas, com o novo motor Chromium, temos finalmente uma alternativa viável ao Chrome. Ainda assim, parece que apesar de todo o trabalho que a gigante do software tem tido, a Google continua com as mãos bem assentes na massa, pronta a segurar a enorme quota de mercado do seu browser.

Por isso, está na hora de voltar ao trabalho, ao adicionar novas funcionalidades ao muito recente Edge (Chromium), de forma a atacar não só o Chrome, como também o Firefox.



A Microsoft está a fazer tudo por tudo para que abandone o Google Chrome!

Edge

Portanto, a Microsoft conseguiu finalmente oferecer um browser decente aos consumidores, depois de uma aposta desmedida no velhinho Internet Explorer. Afinal, agora temos um navegador rápido, leve e flexível, que até já consegue desafiar o Google Chrome e Mozilla Firefox. Contudo, há sempre espaço para melhorar… É que a Microsoft acabou de anunciar algumas novas funcionalidades, com o grande objetivo de finalmente explodir no mercado e ameaçar o forte domínio da Google. Ora leia:

“No ano passado, começámos a re-imaginar a web ao reconstruir o nosso Microsoft Edge tendo como base o motor Chromium. Isto garantiu uma velocidade de class mundial, bem como compatibilidade com a grande maioria dos sites e extensões no mercado. Mas isto não é suficiente! Está na hora de pedir mais e melhor aos nossos browsers, mais controlo nos dados, novas maneiras de organizar o nosso dia a dia, e mais segurança.”

Pois bem, vamos às novas funcionalidades.

1. Monitorização de Passwords e Protecção

Esta funcionalidade poderá ser bastante útil, num mundo que dá cada vez mais valor aos nossos dados. Ao fim ao cabo, o Edge vai comparar as credenciais do utilizador com uma Base de Dados mantida pela Microsoft, para perceber se estes dados estão comprometidos ou não. Basicamente, o Edge vai-lhe dizer se a sua velhinha password já está nas mãos de outra pessoa.

Além disto, a Microsoft também vai integrar uma nova proteção, que irá permitir aos utilizadores limitar o rastreamento feito à sua navegação. (3 Modos, Básico: apenas bloqueia rastreamento malicioso, Equilibrado: Também bloqueia rastreamento de sites que nunca visitou, Estrito: Bloqueia quase tudo, e poderá ter impacto na performance de alguns sites.)

2. Leitor Imersivo

A ideia aqui é meter a página o mais simples possível para melhorar a experiência de leitura. No entanto, temos mais alguns extras. É possível escolher o tamanho do texto, o espaçamento e até as cores. Além disto, é também meter cores em partes do texto específicas, bem como separar adjetivos, nomes, verbos, etc… Uma ferramenta que poderá ser extremamente poderosa para aprender uma nova língua.

3. Abas verticais e Listas

Apesar de parecer algo super simples, o Edge vai permitir meter as abas de lado em vez de apenas no topo. Além disto, também será possível meter vários sites numa única lista para referência futura. É basicamente como meter vários sites numa pasta, apenas mais elegante e fácil.

Em suma, parece que o Edge vai receber algumas funcionalidades extremamente interessantes para o levar para um nível acima da concorrência! Agora… Se isto será o suficiente para roubar o trono do Google Chrome? Isto já é outra história!


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário