Pensavas que a inteligência artificial servia apenas para criar imagens bizarras na internet, escrever textos automáticos ou meter assistentes a fingir que trabalham por nós?
Pensa duas vezes antes de voltares a entrar num restaurante de fast food para pedir o teu almoço! (Vá, calma! Isto ainda não acontece por cá.)
A máquina corporativa encontrou a aplicação mais cínica e lucrativa possível para o processamento de dados. Espiar a tua carteira ao cêntimo e calcular o preço máximo que estás disposto a largar antes de desistires de comer!
A Inteligência Artificial decide quanto pagas pelo teu Big Mac!

Um relatório demolidor da agência Reuters acaba de puxar o tapete a uma das práticas mais bem escondidas do McDonald’s. Revelando como a gigante dos hambúrgueres tem vindo a usar ferramentas de inteligência artificial para definir preços dinâmicos nos seus menus.
Ou seja, achas que a “coisa” está cara? Não é por acaso. De facto até podia ser pior.
Isto porque, lá fora, a mesmíssima refeição pode custar mais 20% ou 25% num restaurante apenas porque está numa localização mais vantajosa para se ganhar dinheiro.
Mais concretamente, o algoritmo analisa milhões de transações, espia a ementa dos concorrentes da esquina e diz ao gerente quanto pode esticar a corda sem afugentar o cliente! Tratam o consumidor comum como uma cobaia de laboratório para espremer até ao último tostão, enquanto juram que a tecnologia serve para nos facilitar a vida!
O mesmo hambúrguer com preços diferentes.
A investigação revelou que a ferramenta algorítmica vasculha diariamente bases de dados gigantescas de quase 14 mil estabelecimentos. O objetivo é calcular a “sensibilidade ao preço” da população de cada zona específica, combinando esse cálculo com a vigilância dos preços praticados por cadeias vizinhas.
Antes de mais nada, o que pensas sobre isto? Aceitarias pagar mais por um almoço de fast food apenas porque o algoritmo detetou que estás numa zona com maior poder de compra? Ou isto é o exemplo perfeito do pior uso que as grandes empresas podem dar à inteligência artificial?








