A Intel ultrapassou mesmo a AMD na performance. E agora?

Quando a AMD anunciou os seus novos processadores Ryzen 5000 baseados na arquitetura Zen 3 de 7nm, ficou imediatamente bem assente que a grande rival da Intel tinha finalmente ultrapassado os processadores Intel Core no que mais interessava… A performance por clock! (IPC)

É que apesar do grande sucesso dos Ryzen 3000 durante 2019 e 2020, a verdade é que em várias situações onde a velocidade é o que mais interessa, como é o exemplo dos jogos, a Intel continuava a liderar.

Mas se acha que a Intel ficou quietinha a ver a AMD a brincar no seu trono, com a sua coroa, está muito enganado! O Contra-Ataque começa agora.



A Intel ultrapassou mesmo a AMD na performance. E agora?

Intel 11

Portanto, como deve saber, os novos Intel Core 11000 estão prestes a chegar ao mercado, com data prevista de chegada das primeiras unidades já no princípio do mês de Março. Uma gama de processadores baseada em núcleos Cypress Core! Uma tecnologia que foi originalmente pensada e desenhada para o processo de 10nm, mas que teve de ser “back ported” para os velhinhos 14nm.

Pois bem, este novo tipo de núcleo deverá ser capaz de oferecer um boost de 19% ao IPC. Mas será isto suficiente? Aparentemente sim!

Afinal, segundo um novo benchmark GeekBench 5, o i9-11900T conseguiu chegar aos 1717 pontos no teste single-thread, e 8349 pontos no teste multi-thread. Em termos comparativos, temos o Ryzen 7 5800X com os mesmos 8 núcleos e 16 threads, a conseguir “apenas” 1647 pontos no teste single-thread. Contudo, aqui temos de ter em conta que este 11900T está muito limitado no deu TDP, por isso, temos de esperar pelo 11900K para perceber afinal o que este menino é capaz de oferecer.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados