Inicio Especiais A Intel respondeu finalmente à AMD com um corte nos preços! (-50%)

A Intel respondeu finalmente à AMD com um corte nos preços! (-50%)

Estamos a viver uma era extraordinária no mundo dos computadores… Afinal de contas, a líder de mercado Intel respondeu finalmente à AMD! Assumindo assim que os processadores Ryzen baseados na arquitetura Zen 2 de 7nm tiveram realmente impacto no seu negócio.

Devido a tudo o que se tem passado nos últimos meses, a Intel resolveu baixar os preços dos seus novos processadores HEDT em quase 50%! (~45%)

AMD com um

Portanto, depois de dois meses em que a Intel viu a AMD passar de um distante segundo lugar, para o domínio de mercado. A gigante dos Micro-Processadores decidiu começar uma autêntica guerra de preços no mundo dos CPUs x86.



Ou seja, é fácil chegar à conclusão que as coisas vão ficar bastante interessantes na indústria x86, com a Intel e AMD a arregaçarem as mangas, preparando-se para um guerra de preços e performance nunca antes vista.

Isto acaba por ser super interessante, quando temos em conta que não foi assim há tanto tempo que os processadores Quad-Core (4 núcleos) dominavam o mercado! E claro está, foi muito graças à AMD que as coisas começaram a mudar para melhor. Assim, passados cerca de 2 anos, os processadores ‘mainstream’ já chegam aos 8 núcleos, e o mercado HEDT já ultrapassa os 18 núcleos por processador.



A guerra de preços vai começar primeiramente no mercado HEDT, onde a AMD joga com os processadores Ryzen Threadripper, e a Intel ainda domina com os seus Intel Skylake-X.

A AMD tentou entrar neste mercado com os primeiros Ryzen Threadripper. Que agora, na sua segunda geração, custam qualquer coisa como 55 dólares por núcleo de processamento físico. Isto enquanto a Intel ainda pedia ~103 dólares por núcleo na sua gama Intel Skylake-X HEDT.

Pois bem, a Intel resolveu baixar este número, dos 103$ para os 57$ por núcleo! O que apesar de ser ainda acima daquilo que a AMD oferece, é uma queda de quase 45%!

Além disto, a Intel também vai duplicar a quantidade de memória suportada de 128GB para 256GB. Similarmente, o controlador de memória também vai aumentar para os 2933MHz de forma a ser equivalente ao da AMD.

Entretanto, o número de lanes PCIe vai também aumentar para 72 (vs as 64 da AMD). O que claro está, são pequenas alterações que deverão justificar o preço ligeiramente mais alto em relação aos Ryzen Threadripper.

E agora? O que vai acontecer no futuro da guerra Intel vs AMD?

Agora, resta-nos esperar que esta estratégia de preços chegue ao mercado tradicional, onde a AMD também está a conseguir roubar muita quota de mercado! Chegando até a dominar em certos mercados que historicamente sempre estiveram na mão da Intel.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...